Duas empresas do Reino Unido, a BSF Enterprise, proprietária da empresa clínica e de biotecnologia 3D Bio-Tissues (3DBT), e a empresa de carne cultivada Ivy Farm Technologies, uniram-se para arrecadar fundos, produzir e expandir a carne cultivada na China.

A BSF Enterprise anunciou que o acordo comercial envolve garantir investimento para ajudar a Ivy Farm a entrar no mercado chinês e encontrar fabricantes-chave para desenvolver diversos produtos de carne cultivada.

No ano passado, a BSF Enterprise formou uma entidade separada (BSF HK) e abriu um escritório em Hong Kong para desenvolver uma rede de distribuição e parceiros para comercializar seus produtos e lançar carne cultivada no país. A China consome mais de 100 milhões de toneladas de carne (com a carne de porco sendo a preferida), o que representa mais de um quarto do consumo global de carne, representando uma enorme oportunidade para tecnologias mais sustentáveis, como a carne baseada em células.

Che Connon, diretor administrativo da BSF Enterprise e CEO da 3DBT, comentou: “O anúncio de hoje representa o início de uma forte relação comercial e técnica entre a BSF Enterprise e a Ivy Farm. O mercado de carne cultivada está em destaque para a China em seu plano de segurança alimentar como parte de seu plano agrícola de cinco anos.”

Escalonando com meio livre de soro

Além disso, a BSF irá investir no financiamento contínuo da empresa de carne cultivada para expandir sua produção em biorreatores de grande porte, enquanto a 3DBT testará seu meio livre de soro City-Mix, que supostamente acelera a produção, reduzindo seus custos em até 70%, na plataforma da Ivy Farm.

A Ivy Farm, uma empresa derivada da Universidade de Oxford, desenvolveu uma plataforma para cultivar carne moída a partir de células de carne de Wagyu, Aberdeen Angus e porco English Large White. A carne cultivada ainda não foi aprovada para consumo no Reino Unido, mas a empresa desenvolveu vários protótipos, incluindo almôndegas, salsichas e, recentemente, ovos escoceses.

Em 2022, a Ivy Farm inaugurou uma planta piloto de carne cultivada em Oxford, Reino Unido. Alegada como a maior da Europa, tem uma capacidade de produção de 2.8 toneladas anualmente. No entanto, a Ivy Farm diz que prevê produzir 12.000 toneladas a partir de uma única instalação eficiente, totalmente alimentada por energia renovável. Em comparação com as práticas de agricultura industrial, isso reduziria as emissões de gases de efeito estufa em 92% e o uso da terra em 90%.

Carne e couro

Ao mesmo tempo, a BSF Enterprise está focada em desbloquear a próxima geração de soluções biotecnológicas, incluindo carne cultivada, couro, córneas humanas, colágeno e substitutos de pele. Para alguns produtos, a empresa está buscando licenciar sua propriedade intelectual para fabricantes, atacadistas e distribuidores para permitir que eles produzam em escala.

Além dos ingredientes de carne cultivada, a 3DBT tem como objetivo produzir o primeiro couro de alta qualidade do Reino Unido em seu laboratório em Newcastle. Há algumas semanas, a empresa se associou à Amelie Pichard (uma marca de moda francesa) para produzir couro cultivado para uma linha única de bolsas.

“Estamos ansiosos para ajudar a Ivy Farm a entrar no mercado chinês por meio da garantia de investimento e do trabalho com fabricantes-chave para desenvolver uma variedade de produtos de carne cultivada que possam atender a um mercado significativo e em crescimento,” acrescentou Connon.

Leia também:

NIZO inaugura centro de inovação de proteínas sustentáveis

Koralo lançará New F!sh em mais restaurantes em Seul

ALDI expande marca plant-based My Vay para a Holanda

Por Vitor Di Renzo em 12 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores