A BettaF!sh é uma marca alemã de atum plant-based!
Lançada em outubro de de 2021, a marca já está nos supermercados da Alemanha. Inicialmente, seu portfólio continha os sanduíches TU-NAH (atum plant-based).
E em janeiro deste ano, um novo produto foi lançado: a Pizza TU-NAH. A empresa vem expandindo rapidamente em toda a Europa.
TU-NAH
O ingrediente foi desenvolvido a partir de favas orgânicas e algas marinhas.
Segundo a empresa: “TU-NAH não contém soja ou trigo e diz-se que tem a aparência e o sabor do atum enlatado convencional”.
Jacob von Manteuffel, o cofundador da BettaF!sh, falou sobre o produto:“Estamos extremamente orgulhosos em destacar que nossos produtos BettaF!sh têm um impacto positivo significativo ”.
“Na verdade, ao comprar apenas um sanduíche TU-NAH , o consumidor contribui ativamente para a redução de capturas acessórias, emissões de CO2 e pesca predatória. Em apenas um ano de comercialização, economizamos 20 toneladas de atum e evitamos mais 22 toneladas de capturas acessórias. ”, acrescentou.
Frutos do mar alternativos
Os frutos do mar alternativos atingiram o valor de US$ 178,2 milhões em investimentos nos primeiros seis meses de 2022, conforme apontou o portal Fishfarmingexpert que extraiu informações do PitchBook, empresa que fornece dados financeiros. O levantamento incluiu os frutos do mar plant-based, cultivados e os produzidos por meio da fermentação.
Aqui vale ressaltar que os produtos cultivados ainda não podem ser comercializados em todos os países – atualmente, apenas Cingapura aprovou a venda desses alimentos – porém, existem tramitações para obter essa aprovação em vários locais.
Investimento em frutos do mar alternativos
A maior parte do valor foi para a empresa estadunidense Wildtype, voltada para a produção de frutos do mar cultivados, já que a mesma conquistou US$ 100 milhões em fevereiro desse ano na maior rodada da Série B para uma startup desse setor feita até o momento.
O investimento no empreendimento foi liderado pela L Catterton, empresa de private equity, com participações da Lifely VC (empresa de capital de risco e participações privadas com sócios brasileiros), FootPrint Coalition (criado por Robert Downey Jr.), Bezos Expeditions (family office de Jeff Bezos), Temasek (fundo com sede em Cingapura), S2G ventures Oceans via Seafood Fund (capital de risco de Chicago), Spark Capital (capital de risco estadunidense), CRV (empresa de venture capital) e Cargill (empresa alimentícia).
“À medida que os consumidores continuam procurando opções de frutos do mar mais sustentáveis, a Wildtype é uma marca que se destaca por sua tecnologia e qualidade do produto. Estamos à beira de uma revolução de consumo em torno de proteínas cultivadas, e a Wildtype está bem posicionada para desempenhar um papel de liderança nessa transformação, começando com o salmão”, afirmou Jon Oswley, sócio-gerente do L Catterton em um comunicado que anunciou a captação. Além disso, também ocorreram captações para outras empresas. Pode-se exemplificar isso abordando as seguintes: Current Foods, marca estadunidense plant-based, que obteve US$ 18 milhões em uma rodada seed, a chinesa Avant Meats que conquistou mais de US$ 10,8 milhões para seus frutos do mar cultivados, bem como a Umami Meats, voltada para o segmento cultivado, que conseguiu US$ 2,4 milhões em uma rodada pré-seed em março desse ano.
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*Imagem de capa: Phillip Gladsome/BettaF!sh