A Wildtype desenvolve frutos do mar cultivados, atualmente, seu foco está no salmão para sushi. A novidade é que a empresa levantou US$ 100 milhões em uma rodada da Série B, batendo o recorde nesse setor! 

A rodada foi liderada pela empresa de private equity americana L Catterton, cujo sócio-gerente, Jon Owsley, comentou em um comunicado

“À medida que os consumidores continuam procurando opções de frutos do mar mais sustentáveis, a Wildtype é uma marca que se destaca por sua tecnologia e qualidade do produto. Estamos à beira de uma revolução de consumo em torno de proteínas cultivadas, e a Wildtype está bem posicionada para desempenhar um papel de liderança nessa transformação, começando com o salmão”. 

Outros participantes foram instituições financeiras e até mesmo celebridades, como: Lifely VC (empresa de capital de risco e participações privadas com sócios brasileiros), Bezos Expeditions (family office de Jeff Bezos), Temasek (fundo com sede em Cingapura), S2G Ventures Oceans via Seafood Fund (capital de risco de Chicago), FootPrint Coalition (criado por Robert Downey Jr.), Cargill (empresa alimentícia), Spark Capital (capital de risco dos EUA) e CRV (empresa de venture capital). 

O ator e ambientalista Leonardo DiCaprio também aportou na marca, ele destacou na comunicação: “As populações de peixes selvagens estão mais ameaçadas do que nunca. Wildtype é o líder claro em frutos do mar cultivados, o que nos dará a chance de proteger nossos oceanos enquanto criamos os frutos do mar mais limpos do planeta. Wildtype certamente transformará nosso sistema alimentar com seu incrível salmão”. 

Felipe Krelling, managing partner da Lifely VC, também comentou para o Vegan Business: “Hoje a Wildtype possui o salmão cultivado mais avançado no setor, e agora é questão de partir para a estratégia de mercado. Estamos muito felizes com o investimento e de prontidão para ajudá-los a vir para o Brasil quando for a hora”. 

Também participaram da rodada chefs famosos e atletas profissionais, como o jogador de basquete Blake Griffin. 

O que a empresa de frutos do mar cultivados fará com o investimento? 

O investimento será utilizado para expandir a capacidade de produção e se preparar para o lançamento do produto nos Estados Unidos, assim que for obtida a aprovação regulatória do Food and Drug Administration (FDA)! 

Justin Kolbeck, CEO e cofundador da marca, mencionou: “Esse investimento nos fornece o capital necessário para expandir drasticamente nossas capacidades de produção para atender ao rápido crescimento da conscientização e da demanda por frutos do mar cultivados”, também explicou que desejam que os frutos do mar da marca sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas e que o apoio dos investidores ajudará a concretizar esse objetivo. 

Após conseguir a aprovação do FDA, a Wildtype deseja lançar o produto primeiro em restaurantes finos. Conforme o Vegconomist, duas de suas parcerias de distribuição são os restaurantes SNOWFOX (quiosque de sushi) e Pokéworks (restaurante que serve poke). 

Sobre a Wildtype

A empresa foi fundada por Aryé Elfenbein e Justin Kolbeck no ano de 2016, o primeiro era cardiologista e o segundo um diplomata.

Os dois foram inspirados pelos avanços na pesquisa com células-troncos e testemunharam os impactos da insegurança alimentar global no Paquistão e Afeganistão. Dessa forma, combinaram suas experiências para fundar a marca, cuja missão é oferecer frutos do mar mais sustentáveis e limpos. 

Como a empresa afirmou, os frutos do mar cultivados trazem os seguintes benefícios: protegem as espécies selvagens e o oceano, auxiliam a reverter as tendências da insegurança alimentar global, além de não ter mercúrio, microplásticos, antibióticos, e outros elementos prejudiciais como os peixes de origem animal, oferecendo os mesmos benefícios nutricionais. Interessante, não é? 

Até o momento, a marca levantou mais de US$ 120 milhões em toda sua história.

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*Imagem de capa: Divulgação Wildtype | Foto: Business Wire

Por Amanda Stucchi em 24 de fevereiro
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