A Current Foods, empresa estadunidense de frutos do mar plant-based, levantou US$ 18 milhões em uma rodada seed. Conforme apontou a Forbes, seu objetivo é lançar o salmão defumado plant-based no varejo e expandir com seus produtos de fruto do mar no mercado japonês. 

O investimento contou com a participação da Union Grove Venture Partners, Ray Lane (sócio-gerente da GreatPoint Ventures), Electric Fele Ventures, Astanor Ventures, bem como o jogador profissional de basquete Chris Paul. 

“Nesta jornada de alternativa de frutos do mar à líder de frutos do mar — estamos felizes em anunciar que levantamos US$ 18 milhões em nossa rodada seed! Com o apoio dos pioneiros da carne alternativa e formadores de opinião cultural, incluindo os primeiros investidores da Beyond Meat e Chris Paul, continuamos a levar a ciência alimentar abaixo do nível do mar”, comentou a empresa em sua rede social profissional

Aqui vale destacar que Ray Lane, sócio-gerente da GreatPoint Ventures, foi um dos primeiros investidores da Beyond Meat. 

Os frutos do mar plant-based da Current Foods 

A empresa afirma que utiliza um processo parecido com a Beyond Meat, utilizando os seguintes ingredientes: algas, batatas, ervilhas e bambu. Todos os produtos da empresa são adequados para veganos, isentos de glúten, nozes, amendoim, trigo e soja. 

“É adequado para a gravidez, feito sem glúten, leite, ovos, mariscos, nozes, amendoim, trigo e soja, e todas as outras coisas como mercúrio e microplásticos. Agora você pode ficar tranquilo sabendo que suas noites de sushi estarão livres de alérgenos e disponíveis para todos!”, comentou a empresa sobre seu atum. 

Ambos os produtos também trazem benefícios como proteínas, ácidos graxos e o ômega encontrado no peixe de origem animal. Porém, não possui colesterol e tem menos sódio, tendo mais fibras na composição.

Sobre a Current Foods

A empresa foi criada em 2019, anteriormente se chamava Kuleana, tendo passado dois anos em processo de pesquisa e desenvolvimento para lançar seus produtos em 2021.

A empresa foi lançada por Jacek Prus (CEO) e Sònia Hurtado (CSO), o primeiro trabalhou com proteínas alternativas na última década, já a diretora científica tem experiência de mais de 15 anos em diferentes áreas da indústria alimentícia. 

“Já que temos a oportunidade de definir os padrões da indústria para frutos do mar à base de plantas, queremos fazer algo melhor do que criar um palito de peixe vegano e nos desafiamos a criar produtos à base de plantas que sejam crus”, destacou Jacek Prus para a Vegconomist

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Revo Foods: filé plant-based com tecnologia 3D tem degustação pública

Good Catch faz parceria com restaurante para servir sopas veganas

6 Empresas veganas e plant-based de destaque no Brasil

*Imagem de capa: Reprodução Current Foods / via @currentfood

Por Amanda Stucchi em 24 de junho