A Revo Foods, startup austríaca, fez uma degustação pública de filé de salmão plant-based com tecnologia 3D. O evento aconteceu no rooftop do bar ZOKU Vienna no dia 30 de maio, sendo que o filé foi preparado pelo chef Siegfried Kröpfl, detentor de estrela Michelin. 

O filé plant-based com tecnologia 3D da Revo Foods 

O produto tem como ingredientes a proteína de ervilha, extratos de algas e óleos vegetais, contendo alto teor de proteínas e ácidos graxos ômega-3. 

No evento, dez pessoas puderam experimentar o produto. Um dos convidados havia questionado: “A estrutura é quase ‘perfeita demais’, tem certeza que isso é vegano?”. O motivo é que o salmão tem um corte inteiro, tendo estrutura e textura semelhante ao peixe tradicional, oferecendo possibilidades de vários tipos de preparação: frito, cozido, entre outros. 

A empresa apontou que palitos de peixe e hambúrguer de peixe plant-based já estão disponíveis no mercado há algum tempo, portanto, o filé é o próximo nível. A previsão é que os primeiros filés de salmão da marca estejam disponíveis em lojas a partir do início de 2023. 

“Enquanto a primeira geração de alternativas à base de plantas geralmente carece de estrutura (hambúrgueres, nuggets de frango), os produtos da Geração 2.0 redefinem tanto a experiência alimentar quanto o mercado global de alimentos veganos. Esses novos produtos oferecem sabor e textura de nível superior por meio de novas inovações tecnológicas”, escreveu a empresa em um comunicado

Os problemas da pesca 

A pesca industrial é realizada em larga escala, essa atividade acaba acarretando poluição marinha e problemas de saúde para a fauna marinha. 

Para ter uma ideia, uma pesquisa da Ocean Cleanup já evidenciou que 46% do plástico nas águas subtropicais entre a Califórnia e o Havaí vêm das redes de pesca. 

Os materiais são descartados ou perdidos no ecossistema, causando impactos negativos. 

“A pesca industrial tem um problema de imagem: a sobrepesca, a destruição dos ecossistemas marinhos e a perda da biodiversidade oceânica são apenas alguns deles. Muitos consumidores estão profundamente preocupados com o aumento dramático de metais pesados, microplásticos e antibióticos em produtos convencionais de frutos do mar”, explicou a empresa.

Sobre a Revo Foods 

“A Revo™ Foods oferece frutos do mar feitos 100% de plantas, com o objetivo de mudar a forma como consumimos produtos de pescado”, apontou a marca. 

A empresa tem como co-fundadores Robin Simsa (CEO) e Theresa S.P. Rothenbücher (CSO). 

Atualmente, já comercializa o Revo Salmon — alternativa de salmão defumado à base de plantas — produzido de forma sustentável na Europa, livre de metais pesados e resíduos tóxicos. 

Além dos produtos de salmão alternativo, a empresa também é conhecida por suas colaborações com artistas de rua para designs de embalagem e festas anuais. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Harry Potter: alimentos veganos em exposição do estúdio da Warner Bros

Startup lançará filé de salmão plant-based com corte inteiro

6 Empresas veganas e plant-based de destaque no Brasil

*Imagem de capa: Reprodução Revo Foods / via Instagram @revo_foods

Por Amanda Stucchi em 3 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores