Bernardinho, técnico de vôlei, está aumentando a sua aposta no segmento plant-based. O técnico é um dos investidores da rodada seed de R$ 4 milhões captada pela Typcal (anterioemente, 100 Foods), empresa de condimentos e de alimentos plant-based.

A rodada é liderada pela Futurum Capital, gestora que já investiu em startups como Zeph, Spaceflix e Wiboo, contando com a participação de Bruninho, jogador de vôlei e filho do técnico.

De acordo com Paulo Ibri, fundador e CEO da Typcal: “Fechamos a rodada primeiro com a Futurum Capital e depois com o Bernardinho. Ficamos sabendo que ele sempre se preocupou com o caminho que o mercado plant-based estava tomando em termos de saudabilidade. Havia uma ligação.”

Bernardinho e o mercado plant-based

Essa é mais uma aposta de ex-técnico da seleção brasileira no mercado de proteína vegetal. Além disso, Bernardinho já investiu anteriormente nas startups NoMoo, de laticínios veganos, e Greenpeople, de sucos e snacks naturais.

Bernardinho também é sócio da edtech Eduk, da empresa de alimentação Haru’s, da companhia de entretenimento Final Level, das academias BodyTech e dos restaurantes Delírio Tropical. Na Typcal, Bernardinho fará parte do conselho da empresa e participará de campanhas de divulgação da marca.

Sobre a Typcal

Fundada em São Paulo ainda em 2019 por Ibri e Guilherme Sortino, a Typcal conta com uma linha com cinco opções de maionese, hambúrguer, frango empanado e várias opções de nuggets. Além disso, a empresa também possui em seu portfólio ketchup, mostarda e barbecue veganos.

O dinheiro captado será destinado para três o desenvolvimento de novos produtos, para o marketing e o comercial. “Um dos focos está na expansão da cadeia de distribuição no território brasileiro”, afirma Ibri. Os principais pontos de vendas são centros varejistas de redes como Carrefour, Opa e VerdeMar.

Essa foi a segunda captação da empresa. Anterioemente, a foodtech havia levantado em 2020, R$720 mil com investidores anjos a partir de um crowdfunding pela plataforma SMU.

Atualmente, a empresa opera em 12 estados do Brasil e em todas as regiões, com exceção do Norte. De acordo com o empreendedor, a maior parte das vendas vem de consumidores no Sudeste e no Sul.

Parte do dinheiro também será destinada para contratações. A foodtech possui apenas seis funcionários atualmente. O intuito é ter entre 12 e 15 empregados nos próximos meses.

Em relação a produtos, a startup está desenvolvendo uma nova linha que deverá ser lançada no início do ano que vem. Dessa forma, a ideia é encontrar substitutos vegetais para alimentos como bacon, linguiça e outros embutidos.

No longo prazo, a Typcal mira a “comida do dia a dia”. “O hambúrguer e o frango empanado são legais, mas são para algumas situações de consumo. Queremos ter alimentos que possam fazer parte da rotina dos consumidores.”

Mercado de proteína vegetal

De acordo com a consultoria Meticulous Research, o mercado de alimentos plant-based deve crescer mais de 12% ao ano e movimentar cerca de US$ 95 bilhões até 2029 em todo mundo.

Isso não significa, no entanto, que o caminho da Typcal será fácil. A companhia tem como concorrentes empresas que conseguiram captar mais capital para desenvolver produtos e estratégias.

A chilena NotCo, por exemplo, já recebeu mais de US$ 360 milhões em investimentos e passou a competir no mercado de substitutos de carne e frango.

Outro concorrente é a Fazenda Futuro, que vale mais de R$ 2,2 bilhões e está presente em aproximadamente 30 países.

Em escala menor está a empresa The New. Controlada pela Lever VC, a investidora da Beyond Meat e da Impossible Foods, a foodtech também se apresenta como uma rival em relação aos produtos substitutos de carne bovida e de frango.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

UPSIDE Foods recebe aprovação da FDA para carne cultivada

Nestlé vai lançar cafeteira com cápsulas de café compostáveis no Brasil

Juicy Marbles lança maior pedaço de carne vegetal do mercado

Imagem ilustrativa de capa: Site Esportelandia

Por Ana Cristina Gomes em 1 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores