A Food Frontier, um think tank independente sobre proteínas alternativas na Austrália e na Nova Zelândia, divulgou seu relatório Estado da Indústria 2023. Ele revela o crescimento do setor de carnes plant-based, um aumento no consumo per capita e nas vendas para serviços de alimentação, além de desenvolvimentos positivos em relação à paridade de preços.

Analisando o cenário geral, a análise mostra que a indústria de carnes plant-based está crescendo apesar de enfrentar os desafios de uma nova categoria de alimentos, dificuldades econômicas, inflação e um ambiente de investimento restrito.

Os números mostram que as vendas de carnes plant-based aumentaram em 47% entre 2020 e 2023, e o consumo per capita aumentou em 28%.

O Dr. Simon Eassom, CEO da Food Frontier, comentou sobre o relatório: “Apesar dos desafios econômicos enfrentados pelas empresas de carne plant-based aqui e no exterior, é evidente que a indústria veio para ficar, e que a Austrália está se saindo melhor do que os mercados estrangeiros diante dessas pressões”.

Varejo vs. serviços de alimentação

De acordo com dados da indústria da Deloitte Access Economics, no ano fiscal de 2023, foram vendidos na Austrália produtos plant-based no valor de US$ 272,5 milhões — US$ 148,9 para varejo e US$123,6 para serviços de alimentação. Uma taxa de crescimento médio composto (CAGR) de 14% desde 2020.

Nesse ambiente, as operações de serviços de alimentação experimentaram um aumento significativo na demanda por produtos plant-based, e o mercado atacadista registrou uma taxa de crescimento anual consistente de 59% desde 2020. Ainda assim, a maioria das vendas de carnes plant-based ocorre em restaurantes de serviço rápido, portanto, há potencial de crescimento se os fabricantes expandirem e explorarem outros segmentos além de hambúrgueres.

No entanto, de acordo com o relatório, apesar do crescimento geral, houve uma leve queda nas vendas no varejo (-1% CAGR desde 2020) na produção doméstica, receita de manufatura e emprego.

O Dr. Eassom comentou: “Embora seja provável que haja uma expansão contínua na indústria de carnes plant-based, o sucesso dentro do setor varia entre as empresas. Com o mercado se ajustando durante uma recessão econômica, podemos antecipar uma consolidação adicional nas ofertas de varejo.”

Alcançando a paridade de preços

A Food Frontier observa que alguns produtos plant-based agora estão muito mais próximos dos preços da carne tradicional: o prêmio médio de preço para carnes plant-based diminuiu de 49% em 2020 para 33% em 2023.

Especificamente, produtos em estilo de carne bovina em tiras/pedaços e carne moída viram reduções médias de preço de -10,0% e -5,3%, respectivamente. Produtos em estilo de frango empanado também experimentaram uma redução de preço de -0,6%, enquanto produtos da categoria de lanches viram a maior queda de preço em -21,1%.

Além disso, em média, os produtos plant-based fabricados na Austrália são US$ 3,72 mais baratos por quilo do que os produtos importados. Por outro lado, os produtos importados são 15% mais caros do que seus equivalentes australianos devido às taxas de câmbio e à logística de cadeia de frio.

Marcas e tendências de formato

No ano fiscal de 2023, 23 empresas australianas atuavam na indústria de carnes plant-based, fabricando coletivamente produtos sob 28 marcas diferentes. No entanto, após uma fusão no final de 2023, o número de empresas diminuiu para 22. As marcas australianas representaram 63% da categoria de varejo em 2023.

A maioria das empresas australianas de carne plant-based produz seus produtos dentro do país. Algumas empresas seguem uma abordagem mista, importando certos produtos enquanto fabricam outros localmente, enquanto uma pequena parte das empresas importa todos os seus produtos do exterior.

Quanto às tendências de formato, houve uma diminuição nos formatos tradicionais como hambúrgueres e carne moída em favor de opções mais novas, como tiras, pedaços e produtos em cortes inteiros. A tendência também se voltou para produtos de conveniência como frios, refeições prontas e itens para lanches desde 2021. Notavelmente, o número de produtos plant-based do mar diminuiu significativamente.

Allen Zelden, especialista em APAC e co-fundador da Boldly Foods e PlantForm Partners, acredita que o “crescimento monumental nas vendas de serviços de alimentação é particularmente encorajador, já que o canal de serviços de alimentação é frequentemente o primeiro lugar onde muitos consumidores curiosos sobre plantas ‘experimentam’ alternativas à carne, desencadeando assim motivações futuras de compra também”.

Ele ainda compartilhou: “O que mais me empolga sobre esses dados – ao lado de muitos outros achados importantes do relatório – é que ainda estamos nos primeiros dias da indústria australiana de carnes plant-based, à medida que os consumidores buscam cada vez mais alternativas aos produtos convencionais de carne e laticínios.”

Proteína principal

Por último, a Deloitte Access Economics revisou sua previsão para o tamanho do mercado para US$ 1,65 bilhão até 2033, uma queda em relação à estimativa anterior de US$ 2,9 bilhões até 2030 devido aos atuais fatores econômicos e dinâmicas de mercado.

O Dr. Eassom acrescenta: “Estamos interessados em observar como a crescente conscientização sobre o papel dos sistemas alimentares nas mudanças climáticas influenciará a adoção de dietas plant-based, incluindo o consumo de carnes plant-based como principal fonte de proteína no prato.”

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