O Aeroporto de Schiphol, o principal aeroporto internacional da Holanda e o terceiro maior da Europa, anunciou planos para reduzir emissões ao ampliar suas ofertas de alimentos e bebidas plant-based.
Até 2030, 60% das opções alimentares do aeroporto (medidas pelo volume de ingredientes) serão plant-based, com apresentações de produtos atraentes para incentivar os consumidores a optarem pelas novas opções sustentáveis. Espera-se que essas medidas reduzam as emissões em 50% em toda a oferta de alimentos em comparação com 2023. As mudanças no menu ocorrerão de forma gradual para manter os preços estáveis.
O aeroporto também introduzirá outros padrões éticos de alimentos até 2025 — por exemplo, café e cacau serão FairTrade, e todos os produtos oferecidos serão certificados como livres de desmatamento. Os pontos de venda de alimentos e bebidas deverão assumir a responsabilidade por toda a cadeia de F&B, evitando impactos adversos em pessoas, animais e no planeta.
Além disso, o Schiphol tem como objetivo ser um aeroporto sem resíduos até 2030, com perda de recursos inferior a 1%. Isso será alcançado por meio do uso de embalagens recicladas e reutilizáveis, redução do desperdício de alimentos durante a preparação e facilitando para os consumidores a prevenção de desperdícios. O aeroporto também trabalhará em direção a um design e construção mais circulares e sustentáveis, tornando os pontos de venda de F&B modulares para que as peças possam ser facilmente substituídas.
“Comprometido com a redução de emissões”
A notícia surge após o maior grupo aeroportuário do Reino Unido, MAG, anunciar que pratos veganos e alternativas ao leite tiveram um aumento significativo em popularidade desde o ano passado. Com os viajantes cada vez mais optando por opções plant-based, a iniciativa do Schiphol parece ter boas chances de sucesso.
O compromisso assumido pelo aeroporto ecoa as promessas feitas por vários supermercados e empresas de catering holandesas, que trabalham para que 60% das proteínas que vendem sejam plant-based até 2030.
“Como um centro central para viajantes do mundo, o Schiphol conecta pessoas ao redor do globo”, afirma o aeroporto em seu site. “Juntamente com nossos parceiros de negócios de F&B, temos o objetivo de oferecer uma experiência de alimentos e bebidas de alta qualidade, diversificada, reconhecível e cada vez mais sustentável. Estamos comprometidos em reduzir as emissões na cadeia de suprimentos expandindo as ofertas de F&B plant-based, priorizando pessoas, animais e a natureza em nossas aquisições de alimentos e bebidas e trabalhando para um aeroporto sem desperdício até 2030.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Instituto para Justiça e UPSIDE Foods processam o estado da Flórida
Aeroportos do Reino Unido veem aumento nas vendas de produtos veganos
Adamo Foods capta US$ 2,5 milhões para ampliar produção de bife de micélio