A Sichuan Viee Beverage Food Co., maior produtora de bebidas plant-based no oeste da China, recebeu um investimento do grupo L Catterton.
A Viee fabrica bebidas lácteas vegetais a partir de nozes e aveia, que são projetadas para complementar a culinária apimentada típica das regiões de Sichuan e Chongqing, onde a empresa está localizada. Embora os detalhes do acordo não tenham sido divulgados, o investimento ajudará a marca a fortalecer sua presença nessas áreas.
O grupo L Catterton, que se autodenomina o maior e mais experiente grupo de private equity focado em consumidores do mundo, afirmou que seu investimento estratégico também ajudará a Viee a expandir sua presença para províncias vizinhas e em todo o país.
Bebidas plant-based que neutralizam especiarias trazem sucesso comercial para a Viee
Fundada em 1992, a Viee tornou-se uma marca essencial para os habitantes do oeste da China. Seu portfólio principal inclui bebidas vegetais e iogurtes líquidos feitos principalmente de amendoim e noz, enriquecidos com vitamina E e fator bifidus. Além disso, a empresa oferece produtos à base de aveia e leite de soja em sabores como gengibre, jasmim, osmanthus, pinhão e gergelim.
As bebidas da Viee são classificadas como “neutralizadoras” de especiarias e gordura, sendo ideais para acompanhar os pratos apimentados característicos de Sichuan e Chongqing. Elas estão disponíveis em mais de 550 mil pontos de venda nessas regiões e sua popularidade fez da Viee a marca de bebidas não alcoólicas e não carbonatadas mais vendida por lá, segundo a L Catterton.
A Viee aposta em formulações livres de aditivos e conservantes para atrair a população chinesa cada vez mais preocupada com a saúde, o que resultou em altas taxas de recompra na região e em maior aceitação nas províncias vizinhas de Shaanxi, Guizhou e Yunnan, conforme informou a firma de private equity.
“Trabalhando juntos para solidificar nossa liderança em Sichuan e Chongqing, e expandir ainda mais nosso mercado para as províncias vizinhas e o restante da China, acreditamos que poderemos melhorar a vida de nossos clientes-alvo, oferecendo a eles bebidas saborosas e nutritivas”, disse Yawen Guo, representante da fundadora da Viee.
Scott Chen, sócio-gerente do fundo asiático da L Catterton, elogiou a “cadeia de suprimentos verticalmente integrada e a ampla rede de distribuidores” da Viee. Ele acrescentou: “Os lucros têm mostrado uma clara tendência de alta, atingindo um recorde histórico em 2023, o que comprova a demanda contínua dos consumidores pela Viee ao longo dos ciclos de mercado. A empresa possui uma equipe de gestão comprovada e estamos ansiosos para trabalhar de perto com eles para desbloquear ainda mais valor.”
Saúde em alta na agenda do setor de alimentos e bebidas da China
O investimento na Viee ocorre em um momento em que a saúde se tornou o foco principal dos consumidores chineses no período pós-Covid, com o governo priorizando produtos alimentícios mais nutritivos como parte da política “China Saudável”.
Um relatório recente da GlobalData revelou que as vendas de refrigerantes de baixa caloria cresceram quase 40% entre 2022 e 2023, à medida que os chineses buscam opções de bebidas mais saudáveis. “A maior conscientização sobre a saúde após a pandemia de Covid-19 levou mais pessoas a adotar estilos de vida mais saudáveis e as incentivou a reduzir o consumo de bebidas açucaradas”, sugeriu o relatório.
A saúde também é o principal motivador do consumo de alimentos à base de plantas na China, com 46% dos consumidores afirmando isso em uma pesquisa publicada em junho. Em seguida, vem a nutrição (39%). A pesquisa revelou que 98% dos entrevistados consumiriam mais alimentos veganos se fossem informados sobre suas vantagens, e entre as dez principais afirmações de benefícios com as quais eles mais concordaram, sete estavam relacionadas à saúde.
Enquanto isso, um relatório de 2023 da Asymmetrics Research afirmou que as marcas de leite plant-based estão destacando atributos como “sem açúcar/colesterol/gordura trans”, “bom para o cérebro/olhos” e “rico em proteínas/cálcio” nas embalagens de seus produtos, juntamente com rótulos mais limpos.
A L Catterton citou dados que indicam que o mercado chinês de bebidas consumidas junto com alimentos deve atingir US$ 60 bilhões até 2028, devido ao aumento das refeições fora de casa e ao uso de serviços de entrega de refeições em detrimento da cozinha em casa. Bebidas não alcoólicas também estão ganhando espaço em relação às alcoólicas no setor de alimentação, graças à crescente demanda por bebidas mais saudáveis e ingredientes naturais, especialmente entre os jovens da Geração Z.
Respondendo a essas tendências, a Nestlé recentemente lançou seis novas linhas de café na China, duas das quais eram bebidas veganas prontas para beber e ostentavam atributos como baixo teor de açúcar, baixo teor de gordura e alto teor de fibras.
“A L Catterton tem um entendimento profundo da nossa indústria e do nosso negócio”, disse Guo. “Estamos impressionados com o plano abrangente de criação de valor que a empresa elaborou para a Viee e estamos animados para executá-lo em parceria com eles.”
Confira a matéria publicada na Green Queen.
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