A SunOpta Inc. divulgou seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2024, registrando um aumento de 21% na receita proveniente de operações contínuas, atingindo US$171 milhões. Esse crescimento foi impulsionado principalmente por um aumento de 26,9% no volume de vendas.

O EBITDA ajustado da empresa para o trimestre foi de US$20,6 milhões, um aumento de 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A cadeia de suprimentos da SunOpta conseguiu suportar um aumento significativo na produção, continuando sua trajetória de crescimento como fabricante de alimentos orgânicos, não transgênicos e plant-based, distribuídos por canais de varejo, serviços de alimentação e e-commerce.

“Nós estamos aumentando nossa previsão de receita para 2024 e mantendo nossa orientação de EBITDA ajustado para refletir investimentos de curto prazo na cadeia de suprimentos. Dada a profundidade do nosso pipeline, as iniciativas operacionais e da cadeia de suprimentos em andamento, e a força da nossa posição competitiva, continuamos confiantes na trajetória de longo prazo do nosso negócio e na nossa capacidade de gerar valor significativo para os acionistas”, afirmou a empresa à vegconomist.

Destaques financeiros do segundo trimestre

No segundo trimestre, a SunOpta apresentou um crescimento significativo. A receita aumentou para US$171 milhões, um salto em relação aos US$141,2 milhões do ano anterior, impulsionado pelo maior volume. Esse crescimento contribuiu para um aumento de 17,3% no lucro bruto, que alcançou US$21,8 milhões.

Embora a empresa tenha registrado uma perda de US$3,8 milhões em operações contínuas, isso representa uma melhora considerável em relação à perda de US$11,7 milhões no mesmo período do ano passado. Além disso, os ganhos ajustados de operações contínuas e o EBITDA ajustado também tiveram ganhos substanciais, atingindo US$2,8 milhões e US$20,6 milhões, respectivamente.

A SunOpta, que comemorou seu 50º aniversário no ano passado, investiu recentemente US$26 milhões para expandir sua produção de bebidas plant-based na Califórnia, marcando a segunda maior expansão de capital na história da empresa. Esse investimento deve aumentar a produção de leite de aveia em 60%. Além disso, a empresa expandiu a distribuição no varejo, lançando os creamers orgânicos de aveia SOWN nas lojas Lunds & Byerlys.

Para o ano fiscal de 2024, a SunOpta elevou sua previsão de receita, agora esperando um faturamento entre US$710 milhões e US$730 milhões, em comparação à faixa anterior de US$685 milhões a US$715 milhões.

O CEO Brian Kocher comentou: “Entregamos mais um trimestre de crescimento excepcional, refletindo uma forte demanda subjacente e uma execução sólida nas iniciativas operacionais voltadas para a eficácia e eficiência sustentáveis da cadeia de suprimentos. O crescimento da receita continua a ser impulsionado pela demanda em diversos clientes e canais. Nossa cadeia de suprimentos suportou um aumento significativo na produção e, simultaneamente, destacou áreas onde são necessários investimentos para garantir a expansão sustentável da margem bruta no futuro.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Ergo Bioscience cria “proteínas animais sem uso de animais”

Ingredion lança primeiro amido funcional nativo com rótulo limpo

Zeca Pagodinho doa terreno para horta comunitária em Xerém

Por Vitor Di Renzo em 10 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores