O mercado global de suplementos veganos está entre os de maior crescimento dos últimos anos.
Certamente, o aumento do consumo consciente levou a uma série de mudanças na indústria de alimentos e bebidas. A categoria de suplementos, em particular, testemunhou uma onda de experimentação. Todavia, entre as variantes, os suplementos veganos parecem despertar um grande interesse, impulsionado pelo interesse mais amplo no veganismo.
Outrossim, há uma variedade de suplementos veganos com perfis de ingredientes otimizados voltados para necessidades nutricionais específicas, como:
- suplemento de ferro
- ômega-3 vegano
- vitamina B12
- proteína à base de plantas
- suplemento de vitamina D
Todos estes produtos não são populares apenas entre veganos tradicionais, que comem apenas alimentos vegetais. Inegavelmente, também são consomem por vegetarianos, flexitarianos e consumidores tradicionais. Espera-se que isso continue a ser um fator importante que impulsiona a demanda por ofertas de suplementos veganos no futuro próximo.
O Future Market Insights realizou um estudo recente e descobriu que o mercado global de suplementos veganos terá um crescimento de 10,9% CAGR entre 2020 e 2028, e avalia o mercado em mais de US$ 17 bilhões. Os suplementos veganos são considerados mais seguros e saudáveis, enquanto as preocupações éticas sobre o uso de ingredientes animais estão criando oportunidades de crescimento.
Vendas on-line aquecidas
Acima de tudo, várias vantagens estão associadas aos suplementos veganos, incluindo menor toxicidade, biodisponibilidade superior e cheiro e sabor naturais. Tudo isso deve colaborar para a expansão desse mercado nos próximos anos.
As vendas de suplementos veganos por meio de canais on-line aumentaram desde o início de 2020, após o início da pandemia de COVID-19. Ao mesmo tempo, as vendas em lojas físicas apresentaram uma queda moderada. As ofertas de balcão devem observar uma demanda mais alta com níveis mais elevados de consciência sobre a saúde, impulsionando a demanda por suplementos veganos que aumentem a imunidade.
À medida que os governos estabelecem políticas favoráveis para dietas à base de plantas, os autores do estudo preveem:
- Aumento na demanda por fontes de ingredientes botânicos devido às tendências de rótulos limpos
- Canais de distribuição de varejo on-line para ganhar força enquanto as pessoas procuram minimizar os riscos
- A demanda por suplementos veganos em cápsulas continuará a crescer
- Europa deve manter sua posição como o mercado mais lucrativo globalmente
Aplicações em Nutrição Esportiva
Nos últimos anos, número crescente de atletas, incluindo Fiona Oakes, Gerlinde Kaltenbrunner, Novak Djokovic, Serena Williams, Meagan Duhamel, Patrik Baboumian, Patrick Reiser, Kendrick Farris, Frank Medrano, Lewis Hamilton adotaram e promoveram a alimentação vegana.
Sobretudo, com nomes tão proeminentes ligados às tendências da dieta vegana, espera-se que o papel dos suplementos veganos em melhorar a resistência ajude o desenvolvimento do mercado. De acordo com o International Journal of Sports and Exercise Medicine, mais de 40% dos ciclistas e corredores de endurance sofrem de problemas coronários.
As dietas à base de plantas podem ajudar os atletas a minimizar o risco de placas coronárias e inflamação, ao mesmo tempo que melhoram o colesterol, a flexibilidade arterial e a viscosidade do sangue, além de ser uma boa fonte de fibra alimentar. Esses benefícios provavelmente ajudarão no desenvolvimento de aplicações de nutrição esportiva no mercado de suplementos veganos durante os próximos anos.
Principais desafios
Embora a comida vegana e os produtos nutracêuticos estejam ganhando cada vez mais atenção nos últimos tempos, há uma série de desafios que afetam o potencial de crescimento da indústria de suplementos veganos. Os custos mais elevados da produção de suplementos de proteína à base de plantas em comparação com alternativas de origem animal é um dos principais obstáculos.
Outro desafio na indústria é a falta de palatabilidade dos produtos finais à base de plantas. Isso é especialmente verdadeiro com ofertas de produtos de desintoxicação e proteínas. Assim, os desenvolvimentos em soluções de aroma, incluindo revestimentos de polímero e microencapsulamento, ajudarão gradativamente a solucionar esses problemas em breve.
Perguntas respondidas pelo Future Market Insights
Como o mercado de suplementos veganos crescerá até 2028?
Segundo o relatório do FMI, o mercado global de suplementos veganos provavelmente receberá um impulso com o aumento da conscientização sobre os benefícios ambientais e de saúde dos suplementos veganos, expandindo a um CAGR de 10,9%.
Qual é o maior mercado de suplementos veganos?
Sem dúvida, a Europa é o mercado líder de suplementos veganos, gerando cerca de 40% da participação na receita global durante o período de previsão. O crescimento nesta região é largamente atribuído a políticas governamentais favoráveis e mudanças nas preferências dos consumidores.
Como o COVID-19 está impactando as projeções de crescimento dos suplementos veganos?
De acordo com o relatório, a pandemia de COVID-19 apoiou as perspectivas do mercado de suplementos veganos. A demanda por ofertas de produtos que aumentam a imunidade e níveis mais elevados de conscientização sobre a saúde, juntos, irão impulsionar o crescimento a curto prazo.
Principais players mundiais
Os líderes de mercado incluem General Mills Inc., Garden of Life, Danone SA, PepsiCo Inc., Blue Diamond Growers Inc., ALOHA, NuGo Nutrition, One Brands, BHU Foods e G&G Foods, entre outros.
Leia também: Proteínas para veganos e Ômega-3 vegano