Que o veganismo está ganhando cada vez mais espaço o mercado, você já sabe, não é mesmo?

Mas, você sabia que essa tendência também está chegando no setor automobilístico?

Isso mesmo! Está cada dia mais comum encontrar carros que utilizam materiais reciclados e sintéticos no acabamento de seus veículos.

Apesar de não ser novidade, o uso de biomateriais para este proposito cresce junto com a pauta ESG (Governança ambiental, Social e Corporativa).

Veganismo e sustentabilidade

Quando o assunto é sustentabilidade e veganismo, o couro continua sendo um grande problema.

Dessa maneira, montadoras e fornecedores estão em busca de soluções mais ecológicas desde a pecuária mais sustentável até a utilização de tecidos veganos.

O Mirum, por exemplo, é um tecido produzido a partir de borracha natural, plantas, pigmentos minerais, óleos vegetais e ceras, livre de petróleo, assim como de plástico.

De acordo com Dominika Piasecka, porta-voz da Vegan Society: “A conclusão é que não existe um carro 100% vegano, infelizmente. Não é possível ser 100% vegano neste mundo imperfeito, mas podemos evitar ao máximo o sofrimento dos animais. Evitar o couro é uma coisa prática que podemos fazer ao comprar um carro, enquanto é claro que não podemos evitar pneus ou aço”.

Fabricação de tecidos para automóveis

A produção dos tecidos que são utilizados atualmente em bancos e revestimentos é muito poluente. O metano emitido na criação de gado representa 80% dos totais produzidos e a produção do couro de origem animal consome muita água.

Pensando na descarbonização desse processo de producao, as empresas estão substituindo peças e tecidos necessários nos carros por alternativas, à base de plantas.

Dessa maneira, as fabricantes tem buscado opções mais sustentáveis como matéria-prima, como por exemplo: Garrafa pet, rede de pesca, mamona e micélio.

A Dicklovett, rede de concessionárias da Inglaterra, realizou fez um estudo com dados da PETA para um ranking de 25 montadoras apontadas como veganas.

Em primeiro lugar no ranking, aparece a Ford! O modelo Ford Fiesta (com exceção do modelo base Style) tem volantes de couro, porém, o consumidor pode solicitar uma alternativa sem couro. Já á o Ford Mustang Mach-E possui o interior totalmente vegano, incluindo o volante.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Ed Sheeran lança molho picante vegano em parceria com a Heinz

O que é o movimento Vegan Land? Saiba como funciona!

Diferente capta R$ 40 milhões para acelerar mercado de orgânicos

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Porsche

Por Ana Cristina Gomes em 28 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores