A UPSIDE Foods, empresa de tecnologia de alimentos que recentemente recebeu o status GRAS (Geralmente Reconhecido como Seguro) por seu frango cultivado, está no centro das atenções após a conquista.

Em entrevista ao Yahoo! Finanças, CEO Uma Valeti discutiu os pontos-chave em torno deste marco significativo.

Paridade de preços

Valeti enfatizou a importância de alcançar a paridade de preços das carnes convencionais. Atualmente, a produção em pequena escala e os desafios na alocação do produto, resultam em um custo elevado para a carne cultivada. Dessa forma, Valeti prevê que a indústria pode atingir a paridade de preços em 5 a 15 anos.

Frango UPSIDE é frango de verdade

Valeti também esclareceu que o frango cultivado do UPSIDE não é um produto vegetal, mas feito de “células animais reais”. Assim, o produto deve ser colocado no corredor de carnes frescas ou congeladas dos supermercados, e não na seção de carnes vegetarianas ou vegetais.

Valeti reconheceu que a carne cultivada é vista como carne de laboratório, mas enfatizou que, embora seja inicialmente desenvolvida em laboratório, sua produção acontece em escala industrial.

População em geral não deixará de comer carne

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Quando perguntado por que as pessoas não deveriam simplesmente parar de comer carne, Valeti reconheceu as implicações culturais, tradicionais e biológicas de tal decisão. Além disso, apontou que poucas pessoas estão dispostas a fazê-lo por conta do bem-estar animal.

Valeti acredita que a educação do consumidor e a oportunidade de provar, cheirar e tocar a carne cultivada ajudará a superar a desconfiança inicial do produto. Ele destacou a transparência do processo produtivo da UPSIDE, convidando os consumidores a visitarem as instalações da empresa e conferirem como a carne é feita.

Próximos passos

Sobre quando o frango cultivado chegará ao mercado dos EUA, Valeti explicou que a empresa precisa construir um centro maior e capacidade de produção de 10 a 20 milhões de libras por ano.

Ele comentou que a recente aprovação da FDA sobre a conclusão de segurança da empresa é um passo essencial para trazer o frango cultivado para o mercado dos EUA.

De acordo com Valeti: “A FDA aceita nossa conclusão de segurança e o frango cultivado da UPSIDE estará disponível após a inspeção do USDA e aprovação do rótulo. Esse passo é fundamental para trazer o frango cultivado para o mercado nos EUA e deixa a UPSIDE mais perto das mesas do consumidor”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Loja de donuts veganos é o primeiro negócio de propriedade de negros no Brooklyn, NY

Onde você pode comprar os leites da Purifica no Brasil!

6 marcas de pão de queijo vegano para você provar!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação UPSIDE Foods

Por Ana Cristina Gomes em 6 de dezembro