A Cloudy Donut Co., loja de donuts veganos, está fazendo história no bairro Brooklyn Heights, em Nova York. Inaugurado no mês passado, a loja é o primeiro negócio de alimentos e bebidas de propriedade de negros do Brooklyn Heights.

“[Ser o primeiro] significa muito para nós, mas é apenas o primeiro passo”, disse Zewiditu Ruffin, Diretor de Parcerias da Cloudy Donut Co. e operador da loja Brooklyn Heights, ao VegNews.

Sobre a Cloudy Donut

Fundada por Derrick Faulcon, a Cloudy Donut possui mais de 40 sabores de donuts veganos. Os clientes podem escolher entre uma variedade de sabores clássicos, como por exemplo: Chocolate Glaze, Boston Cream e Powdered Jelly.

Além disso, a loja serve itens exclusivos, incluindo Grapefruit Mimosa (com cobertura de champanhe de toranja e fatias de toranja brûléed servidas com uma pipeta cheia de champanhe); Mango Chili Lime (manga glaceada polvilhada com pimenta Tajín temperada com pedaços de manga fresca); e Batata-doce (com cobertura de batata-doce coberta com migalhas de biscoito de canela e marshmallows tostados).

Os cães podem se deliciar com donuts adequados para os animais. O Lil Bow Wow (um donut de biscoitos e creme feito com cobertura de baunilha e coberturas de guloseimas) e o Snoop Doggy (com manteiga de amendoim e guloseimas com sabor de cheddar).

Imagem dos donuts: Divulgação Cloudy Donut Co.

A criação da Cloudy Donut Co.

O fundador Derrick Faulcon, encontrou inspiração para a Cloudy Donut Co. quando começou a frequentar a Donut Alliance, uma loja de donuts veganos. Depois de ficar hipnotizado pelos doces fofinhos da loja, Faulcon decidiu que queria fazer parte da marca e abordou os proprietários na esperança de desenvolver uma parceria comercial.

Em vez disso, os proprietários surpreenderam Faulcon quando compartilharam que desejavam para vender o negócio.

Primeiramente, Faulcon reformulou a marca da loja de donuts e renomeou o negócio Cloudy Donut Co., uma homenagem à textura macia e leve que o fez se apaixonar pela Donut Alliance.

A Cloudy Donut Co. abriu oficialmente em 2020 no bairro de Hamilton-Lauraville, em Baltimore, em meio a pandemia de COVID-19. Enquanto a maioria das empresas enfrentava dificuldades para se manterem abertas, a Cloudy Donut Co. adotou o modelo dos clientes pegarem e levarem o produto para para casa.

Contudo, o ressurgimento do movimento Compre Preto após o assassinato de George Floyd também atraiu novos clientes para a loja.

Devido ao imenso sucesso da Cloudy Donut Co., um segundo local de Baltimore foi inaugurado no bairro Federal Hill da cidade em 2021. E agora, o terceiro local recentemente inaugurado da marca de donuts, e primeiro no Brooklyn, já possui filas na porta.

Modelo de negócio

Faulcon e Ruffin optaram por abrir unidades da Cloudy Donut Co. em áreas predominantemente brancas. O objetivo é trazer maior visibilidade aos negócios de propriedade e operados por negros fora das bolhas usuais. Ruffin se refere a esse modelo como sua definição de “gentrificação reversa”.

Essa conexão com a comunidade local ajudou ainda mais a impulsionar a nova unidade da Cloudy Donut Co. em Brooklyn Heights. Dias antes da abertura da loja de donuts, a comunidade local apareceu em massa para um evento privado.

“Alguns dias antes de abrirmos, tivemos um evento privado exclusivo do bairro. Sabíamos que a Cloudy Donut Co. seria uma sensação, haveria filas e queríamos que a comunidade desse a primeira mordida”, diz Ruffin. “Nós não queríamos entrar e dizer: ‘Nós apenas trabalhamos aqui.’”

Com sua experiência e sucesso, Ruffin e Faulcon esperam ajudar outros empreendedores negros a realizar seus sonhos. A dupla já está capacitando chefs de cor por meio de uma série pop-up que será lançada no ano novo. Os chefs convidados criarão sobremesas veganas especiais para o menu Cloudy Donut Co.

De acordo com Ruffin: “[Faulcon] e eu temos o objetivo de elevar e fornecer educação para negros e pessoas de cor interessadas no espaço culinário. Queremos fornecer sistemas e educação específicos para as pessoas e criar uma conversa que não está sendo tida.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Startup brasileira produz biotecido vegano feito de bactérias

Burger King UK lança Dirty Vegan Nuggets

6 marcas de snacks veganos para você provar!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Cloudy Donut Co.

Por Ana Cristina Gomes em 8 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores