A Universidade de Cambridge votou a favor da transição plant-based e da remoção de produtos de origem animal dos serviços de alimentação do campus.

A campanha Universidades plant-based propôs a moção, a iniciativa exige uma alimentação “sustentável e plant-based” no campus das faculdades por razões ambientais.

Sobre a votação

Através de uma votação que aconteceu na noite de segunda-feira (20 de fevereiro), 72% dos representantes estudantis votaram a favor da moção. O intuito dessa votação, é determinar que os serviços de alimentação, devem começar uma transição de produtos de origem animal, para alimentos plant-based.

De acordo com co-fundador da campanha, Nathan McGovern: “A campanha Universidades plant-based foi criada como uma resposta para um enorme ponto cego na sustentabilidade universitária: sua alimentação. Particularmente em Cambridge, uma instituição líder mundial, esta decisão foi tomada como um sinal claro de que os tempos estão mudando e os jovens estão tomando as medidas necessárias.”

A Universidade de Cambridge é uma das mais prestigiadas do mundo. Anteriormente, o campus decidiu retirar cordeiro e carne bovina dos cardápios, por conta das preocupações com o meio ambiente. Desde então, a campanha Universidades plant-based elogiou sua decisão de dar o passo necessário.

Alimentação plant-based no campus

Contudo, a Universidade de Cambridge não é a primeira no Reino Unido a adotar uma alimentação plant-based.

Anteriormente, a Universidade de Stirling, na Escócia, tomou a decisão de remover produtos de origem animal de todas as lojas de alimentos até 2025. A decisão aconteceu após uma campanha das Universidades de Base Vegetal.

Custo ambiental da carne

A pecuária é uma das principais indústrias responsáveis pela destruição do meio ambiente. Além disso, é causador da perda de biodiversidade, do desmatamento e pela emissão de 14,5% dos gases globais de efeito estufa.

Um sistema alimentar baseado em plantas é fundamental para que seja possível evitar um impacto ainda mais devastador ao clima do nosso planeta.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

7 ingredientes para você montar um hambúrguer vegano em casa!

Outback anuncia novo prato com costela 100% vegetal

Semana de Moda de Milão sediará showroom ético e sustentável

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Universidade de Cambridge

Por Ana Cristina Gomes em 23 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores