Devido o crescimento da demanda por moda sustentável, a Organização Mundial de Sustentabilidade (WSO) irá sediar o terceiro showroom com roupas sustentáveis, do dia 21 de fevereiro ap dia 27, durante a Milan Fashion Week.
Além disso, o evento abre a primeira loja emblemática do WSO, batizada de ‘Amigos Sustentáveis’.
Showroom ético e sustentável
No Showroom, sete marcas irão apresentar suas roupas e acessórios. Entre elas estão: a marca italiana Camilla, as suíças Chiquet Corporate Fashion e Zoë Klose. Além disso, quatro marcas brasileiras irão particular do evento, incluindo a Natural Cotton Colour, Trópicca, Celeste e a Demodê Ateliê.
De acordo com a WSO, o showroom visa abordar às principais questões da indústria da moda e fornecer um ponto de referência confiável para roupas de origem sustentável usadas por modelos que são respeitados e cujo trabalho é protegido.
Impactos ambientais da indústria da moda
O principal objetivo do evento é fazer um apelo à indústria da moda, para reduzir o aumento da pegada de carbono. A indústria da moda é uma das principais responsáveis por emissões de gases de efeito estufa e poluição das águas, além disso, a indústria recebe acusações recorrentes de violações dos direitos humanos.
De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, a indústria global da moda é responsável por 8% do total das emissões globais, enquanto a produção têxtil utiliza aproximadamente 215 bilhões de litros de água por ano.
Essa indústria também é uma das principais produtoras de plástico, responsável por 20% das 300 milhões de toneladas de plástico produzidas a cada ano.
Sustentabilidade na moda
A Copenhagen Fashion Week aumentou seus requisitos de sustentabilidade nos últimos anos, exigindo assim que os designers sigam 18 requisitos para participar do evento. Porém, as semanas de moda em Nova York, Paris, Londres e Milão demoraram mais a enfatizar a sustentabilidade na moda, mesmo quando designers e marcas estão aumentando os esforços de sustentabilidade em suas criações.
Até mesmo a Vogue, iniciou o mês da moda com uma campanha incentivando a reutilização de roupas e acessórios. A revista realizou uma parceria com a supermodelo, ambientalista e colunista da Vogue britânica, Amber Valletta.
O WSO, este ano, convidou blogueiros e influenciadores de sustentabilidade para visitarem o Showroom e assim compartilhar seus conselhos e dicas sobre moda sustentável.
Além disso, o WSO está realizando um webinar sobre algodão sustentável. Anteriormente, o New York Times descobriu fraudes na indústria de algodão orgânico na Índia. Durante o webinar, Rreze Masha, do departamento de ciências da Friend of the Earth, e a estilista Naomi Enetomhe, do programa Moda Sustentável vão discursar sobre o mercado de algodão sustentável.
O valor arrecadado pelo Showroom, sera utilizado para apoiar projetos e campanhas de conservação do WSO.
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