Pensando em unir sabor e saudabilidade, a Typcal, primeira foodtech da América Latina a desenvolver proteína a partir de fermentação de micélio por meio da economia circular, se uniu à hamburgueria paulista Burger X para criar um hambúrguer feito de 50% de proteína bovina e 50% de proteína de micélio. Com o ingrediente fornecido pela foodtech, o resultado foi um produto com o mesmo sabor e textura da carne bovina, mas com 50% menos gorduras e colesterol. O micélio é uma alternativa saudável para a indústria alimentícia que, além de oferecer proteínas, fibras, vitaminas e minerais, também contribui para a sustentabilidade do planeta. Para se ter uma ideia, um estudo publicado em 2022 na revista Nature revelou que reduzir o consumo de carne em apenas 20% é capaz de diminuir pela metade o desmatamento e as emissões globais de CO2 até 2050, além de reduzir significativamente as emissões de metano.
“Nosso hambúrguer híbrido é o resultado de uma combinação entre biotecnologia e culinária. Trabalhamos para desenvolver um formato específico do micélio para ser perfeitamente incorporado na mistura que compõe o hambúrguer. O ingrediente é o único em proteína alternativa que permite a produção de um hambúrguer híbrido em proporções iguais, sem perda de sabor ou textura. Diferente de outros grãos, como a soja ou a ervilha, que acabam entregando sabores e texturas diferentes e um amargor muito grande, o micélio se adapta sem comprometer o sabor e a experiência do consumidor e ainda trazendo benefícios de saudabilidade ao produto”, explica Paulo Ibri, CEO da Typcal.
Para atender o gosto daqueles que buscam reduzir o consumo de alimentos de origem animal e das pessoas preocupadas com a saúde, o produto oferece um equilíbrio entre dois mundos: uma proteína alternativa que promove benefícios à saúde e ao meio ambiente. Essa inovação é possível graças ao sabor neutro do micélio, aliado à sua textura e estrutura fibrosa, que se assemelham muito à carne bovina, proporcionando uma experiência sensorial autêntica e uma versão que pode ser chamada de “hambúrguer light”.
Lucas Lanna, fundador do Burger X
O micélio é rico em fibras, e suas proteínas possuem todos os aminoácidos essenciais, o que torna um ingrediente de fácil absorção e digestibilidade. No contexto do hambúrguer híbrido, essa combinação de proteínas e nutrientes do micélio contribui para uma textura macia e saborosa, criando um blend mais nutritivo e leve.
“Acreditamos que o micélio é o futuro da alimentação equilibrada. Ao desenvolvermos produtos híbridos como esse, trazemos uma nova forma de pensar a alimentação, ajudando às pessoas que buscam o equilíbrio. Nosso objetivo é oferecer uma alternativa que não apenas atenda às demandas nutricionais, mas que também respeite o meio ambiente e o paladar do consumidor”, ressalta o CEO da Typcal.
Sobre a Typcal
A Typcal, primeira foodtech da América Latina a desenvolver fermentação de micélio por meio da economia circular, criou um novo ingrediente para a indústria alimentícia. Com biotecnologia, a empresa desenvolveu um processo escalável e sustentável para produzir proteína à base de micélio, que pode ser usado em diferentes processos alimentícios e promover mais saúde para as pessoas. A foodtech, que mira expansão da fábrica de piloto para comercial até o final de 2024 e abertura do mercado europeu, está buscando parcerias com grandes multinacionais para aumentar seu portfólio, além de prever um lançamento de produto para o primeiro quarter de 2025. Atualmente, a empresa conta com dois investidores reconhecidos no cenário esportivo: o ex-jogador de vôlei e treinador da seleção brasileira, Bernardinho, e jogador de vôlei Bruninho.
Leia também:
Pesquisa sobre proteínas alternativas na Europa recebe investimento recorde em 2023
Brevel inaugura instalação de fermentação de microalgas em escala comercial
Happy Plant Protein capta €1,8 milhões para capacitar produção de proteínas vegetais
Compartilhe: