A maior cadeia de supermercados do Reino Unido, Tesco, relata que a revolução plant-based parece estar entrando em uma segunda fase, impulsionada pelos consumidores que cozinham do zero.

A varejista observou que, embora plant-based seja “a maior tendência alimentar deste século”, houve uma leve queda nas vendas no ano passado, atribuída ao desgaste da novidade para os clientes que compravam os produtos por curiosidade. No entanto, as vendas de ingredientes sem carne e cortes inteiros estão novamente em ascensão.

Nos últimos três meses, as vendas de alternativas de peixe aumentaram impressionantes 100% em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as vendas de tofu e tempeh aumentaram cerca de 20%. Steaks e peitos de frango plant-based também registraram um aumento de 20% nas vendas, enquanto hambúrgueres sem carne subiram 10%.

Um caso de sucesso notável são os steaks premium sem carne da Juicy Marbles, lançados no início do ano na Tesco a um preço mais baixo do que os steaks animais comparáveis. No período que antecedeu o Dia dos Namorados, a Tesco vendeu um “sem precedentes” 100.000 steaks sem carne.

“Maior tendência culinária deste século”

A Tesco também realizou recentemente uma pesquisa que constatou que 47% dos britânicos estão adicionando mais vegetais aos seus pratos. Desses, 82% afirmam que a mudança é motivada pela saúde, 25% estão tentando reduzir seu impacto ambiental e 22% estão tentando economizar dinheiro.

A varejista oferece uma ampla variedade de produtos plant-based, pioneirizando a marca Wicked Kitchen em 2018 e lançando a acessível linha Plant Chef no ano seguinte. Desde então, a Tesco continuou a expandir sua oferta de produtos plant-based, anunciando no ano passado que desenvolveria mais opções plant-based em conformidade com a tendência em direção a alimentos menos processados.

“Os alimentos plant-based foram a maior tendência culinária até agora neste século e despertaram interesse de veganos, vegetarianos e carnívoros curiosos sobre o que era toda a agitação”, disse Cate May, compradora de alimentos plant-based da Tesco. “Esse nível inicial de interesse inevitavelmente diminuiria um pouco, mas o que estamos vendo é a fase dois dessa revolução, com flexitarianos agora querendo ter mais controle sobre o que comem, continuando a reduzir a ingestão de carne. Essas últimas cifras de vendas mostram que eles estão fazendo isso ao cozinhar do zero.”

Ela acrescentou: “Os clientes estão começando a entender a versatilidade de ingredientes e cortes inteiros plant-based, criando uma grande variedade de refeições. A conscientização também está começando a aumentar em torno dos benefícios para a saúde ao fazer algumas trocas simples em sua dieta, por exemplo, reduzindo a gordura saturada mantendo níveis robustos de proteína ao aumentar a quantidade de plantas e alimentos plant-based em suas dietas.”

Leia também:

Burger King Alemanha torna refeições plant-based mais baratas

Azuma Foods lança linha de frutos do mar plant-based Future Fish

The Raging Pig Company lança três novas salsichas veganas

Por Vitor Di Renzo em 6 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores