A Azuma Foods, fabricante japonesa com mais de 50 anos de experiência em culinária japonesa inovadora, apresenta a nova linha de frutos do mar plant-based, Future Fish, sob sua marca Green Surf.
Composta por atum, salmão e lula, a nova gama visa oferecer alternativas sem ingredientes de origem animal para reduzir a pressão sobre os recursos marinhos causada pela pesca, ajudando os consumidores a diminuir o consumo de frutos do mar, afirma a fabricante japonesa.
A equipe de P&D da Azuma Foods desenvolveu as novas alternativas de peixes plant-based usando farinha de konjac (uma raiz vegetal amilácea), sal, goma de alfarroba (sementes da árvore de alfarroba) e trealose (um tipo de açúcar) para imitar o sabor e a textura autênticos de peixes reais.
Os produtos sem peixe são refrigerados e fatiados, podendo ser utilizados em diversas receitas, incluindo sashimi, bowls de peixe marinado, sushi, temaki, poke bowls havaianos ou preparados como peixe cru temperado.
Próxima geração de frutos do mar
O portfólio da Green Surf inclui ainda alternativas plant-based de unagi, bolos de caranguejo, camarões, flocos de caranguejo e carne de caranguejo para serviços de alimentação, oferecendo uma opção sustentável para os favoritos do mar.
Todos os produtos Green Surf têm certificação vegana da NPO Veggie Project Japan e são certificados como Alimentos Maternos pela Japan Maternity Food Association, tornando-os uma opção atraente para mulheres durante o período de maternidade, incluindo gravidez e lactação.
“Aimamos criar uma nova era ou próxima geração de frutos do mar que não utilize ingredientes de origem animal”, afirma a empresa.
Visando reduzir o impacto ambiental da produção de carne, a Azuma Foods também lançou outra marca, Soy Meinsler, oferecendo alternativas a carne bovina, frango e suína feitas com soja e outros ingredientes plant-based. Os produtos da Soy Meinsler são veganos, certificados para maternidade e Halal.
Comida plant-based para todos
O mercado japonês de alimentos veganos deve apresentar uma taxa de crescimento (CAGR) de 11,2% durante 2023-2028, de acordo com o IMARC Group, uma renomada empresa de pesquisa de mercado dos EUA.
Embora ainda considerado um mercado de nicho em comparação com os países europeus, a crescente conscientização sobre saúde, bem-estar e preocupações com sustentabilidade impulsionam o crescimento do mercado de alimentos veganos no Japão. Dietas plant-based estão associadas a vários benefícios à saúde, incluindo redução do risco de doenças crônicas, controle de peso e desaceleração do envelhecimento.
Outra gigante alimentícia, a fabricante japonesa de presuntos NH Foods, também está desenvolvendo atum plant-based, frituras de peixe e camarão, destacando os benefícios à saúde e a sustentabilidade de seus produtos em comparação com fontes animais.
A Azuma Foods tem instalações nos EUA, Canadá e China, onde oferece produtos de frutos do mar para varejo e B2B, incluindo opções sem glúten, kosher e veganas, combinando o melhor da culinária japonesa e mundial.
A Green Surf destaca que seus produtos de próxima geração são para pessoas que buscam reduzir o consumo de frutos do mar por diversas razões, como preocupações ambientais, apoio aos objetivos de desenvolvimento sustentável, interesse em opções alimentares diversas como Halal e veganas, ou por motivos de saúde.
“Claro, este produto pode ser apreciado por pessoas de todas as idades e gêneros, mesmo aqueles que não foram mencionados anteriormente!” afirma a Azuma Foods.
Nos EUA, a Azuma Foods estará na Natural Products Expo West em Anaheim, Califórnia, em março, apresentando suas alternativas veganas no estande #4694, Hall D.
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