De acordo com o Chef Executivo Corporativo Rakesh Sethi, do Radisson Hotel Group, os consumidores indianos estão cada vez mais buscando pratos plant-based.

Sethi afirmou ao Hotelier India que os alimentos plant-based serão uma das tendências mais significativas na alta gastronomia este ano, prevendo um “aumento notável” no número de pratos contendo carne plant-based ou outras proteínas vegetais. Ele destacou que alternativas de proteína estão sendo cada vez mais utilizadas na culinária indiana, observando que isso faz parte de uma tendência global em direção a dietas sem carne.

Essa mudança é evidenciada pelo fato de que a feira internacional de alimentos e hospitalidade Aahar, realizada em Nova Delhi, incluirá carne plant-based e outras proteínas vegetais este ano, aparentemente pela primeira vez.

Além disso, a Veganuary India relatou em dezembro que esperava uma participação recorde em sua campanha de 2024. A organização citou uma pesquisa que mostrou que 70% dos consumidores indianos acreditam que a forte tradição vegetariana do país poderia impulsionar o crescimento do veganismo. 62% disseram que o estilo de vida vegano é fácil de manter, enquanto 61% acreditavam que havia escolhas suficientes de alimentos veganos.

“Momento crucial”

Um relatório publicado pela Associação Indiana de Alimentos Plant-Based (PBFIA) no ano passado concluiu que houve um “aumento perceptível” na alimentação plant-based no país. Descobriu-se que 67% daqueles que escolhem produtos plant-based são motivados por questões de bem-estar animal, 54,1% citam preocupações ambientais e 48,6% acreditam que os alimentos plant-based têm benefícios para a saúde.

A PBFIA previu anteriormente um “crescimento explosivo” para o setor plant-based na Índia e delineou propostas ambiciosas que poderiam tornar o país um dos principais fornecedores globais de ingredientes de proteína vegetal.

“A indústria de alimentos plant-based atingiu um momento crucial, encontrando-se em uma encruzilhada de oportunidades tremendas e responsabilidades”, disse o Sr. Sanjay Sethi, Diretor Executivo da PBFIA. “Devemos navegar por esse caminho com integridade, inovação e um compromisso firme em criar um sistema alimentar melhor tanto para o planeta quanto para as pessoas.”

Leia também:

PawCo Foods capta US$ 2mi para ração plant-based feita com IA

Senado da Flórida proíbe vendas de carne cultivada

Produtos da Abbot agora disponíveis em lojas Publix nos EUA

Por Vitor Di Renzo em 4 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores