A GOOD Meat, divisão de carne cultivada da empresa americana Eat Just, pausou temporariamente a produção de frango cultivado em Cingapura.

O Straits Times revelou que a principal instalação da GOOD Meat e uma nova planta de US$ 61 milhões em Bedok, programada para abrir no terceiro trimestre do ano passado, foram fechadas enquanto a empresa reconsidera sua estratégia na Ásia. A construção de uma planta de produção de JUST Egg em um estado industrial em Cingapura também foi cancelada.

O Huber’s Bistro, que começou a oferecer frango da GOOD Meat no início de 2023, não o disponibiliza mais, e o produto também não está disponível em nenhum outro lugar, segundo o jornal.

Após marcar um marco histórico como o primeiro produto de carne cultivada a receber aprovação, o frango GOOD Meat foi vendido em quantidades limitadas no clube 1880 e posteriormente em algumas barracas de rua.

No entanto, um porta-voz da Eat Just informou ao jornal de Cingapura que a instalação em Bedok abrirá em algum momento de 2024 (sem cronograma específico), com a intenção de dobrar a produção da empresa durante o ano.

GOOD Meat nos EUA

Enquanto isso, o frango cultivado da GOOD Meat também está indisponível nos EUA.

Depois de obter aprovação nos EUA em junho passado, o frango cultivado em células foi lançado no China Chilcano, um restaurante em Washington DC, de propriedade do famoso chef José Andrés. No entanto, as reservas estão atualmente pausadas até novo aviso.

A Eat Just captou mais de US$ 850 milhões, incluindo US$ 270 milhões para a GOOD Meat. Em setembro passado, a empresa da Califórnia obteve fundos (supostamente US$ 16 milhões) em uma rodada liderada pela VegInvest e Ahimsa Foundation para impulsionar a lucratividade da empresa e aprimorar seus produtos, incluindo o frango cultivado.

No mesmo mês, a Bloomberg informou que a empresa enfrentava uma ação de US$ 100 milhões movida pelo fabricante de seu biorreator, ABEC, por contas não pagas. Em janeiro, o processo ainda estava em andamento.

Animais fora da equação

Enquanto a empresa enfrenta dificuldades em sua divisão de carne cultivada no exterior, ela relata que, apesar de alguns produtos enfrentarem baixa penetração de mercado, a demanda por seus ovos plant-based é forte e crescente.

Os produtos JUST Egg estão disponíveis em mais de 48.000 locais de varejo, companhias aéreas, cafeterias e cardápios universitários.

Como parte da estratégia de expansão da empresa, ela relançou recentemente o JUST Mayo em vários sabores, exclusivamente na Whole Foods Markets, quase quatro anos após sua interrupção.

No ano passado, ao comentar sobre a última rodada financeira da empresa, o fundador da Eat Just, Josh Tetrick, compartilhou: “Fundamos esta empresa para retirar os animais da equação. Nosso trabalho não é fácil e não é certo, mas é o que é necessário.”

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