A Tate & Lyle, uma empresa global de soluções para alimentos e bebidas, anunciou a aquisição da CP Kelco, especializada em ingredientes naturais, por US$ 1,8 bilhão, em uma transação sem dívida e sem caixa.

Segundo a Tate & Lyle, a aquisição “expande nossa oferta no grande mercado de ingredientes alimentares e de bebidas especializadas, avaliado em US$ 19 bilhões e com crescimento rápido de 6% ao ano, e desbloqueia novas oportunidades de crescimento em mercados principais e adjacentes.”

Fundada na Grã-Bretanha em 1859 como a refinaria de açúcar Henry Tate & Sons e com sede em Londres, a Tate & Lyle foi adquirida pela American Sugar Refining, Inc. em 2010, encerrando sua longa associação com a produção de açúcar refinado. Desde então, a empresa tem se alinhado às tendências dos consumidores, oferecendo soluções para redução de açúcar em produtos como gomas, barras de proteínas e bebidas, focando em produtos mais saudáveis, saborosos e sustentáveis.

O CEO Nick Hampton afirmou: “Com nosso portfólio líder de ingredientes especiais e uma equipe de especialistas em ciência dos alimentos de classe mundial, estaremos em uma posição única para oferecer soluções que atendem à crescente demanda dos consumidores por alimentos e bebidas mais saudáveis, saborosos e sustentáveis.”

Inovação em ingredientes

A CP Kelco, cujo grupo controlador é a J.M. Huber Corporation, manterá uma participação de 16% na nova empresa e dois assentos em seu conselho. Com mais de 85 anos de experiência nos setores de alimentos e bebidas e farmacêutico, a CP Kelco produz uma vasta gama de ingredientes de alta qualidade derivados de plantas e fermentação, como pectina, goma gellan, goma xantana e carragena. Esses ingredientes são utilizados para redução de açúcar ou como estabilizadores para substituir amidos. Além disso, oferece celulose derivada da fermentação e NUTRAVA Citrus Fiber, um ingrediente de nova geração proveniente de cascas de cítricos sustentáveis.

A CP Kelco destacou que suas soluções de ingredientes para estabilização e textura, combinadas com as plataformas de adoçamento, sensação na boca e fortificação da Tate & Lyle, irão aprimorar as capacidades de ambas as empresas em diversas categorias de produtos e desbloquear novas oportunidades de crescimento.

Didier Viala, Presidente da CP Kelco, afirmou: “Ao unir forças com a Tate & Lyle, podemos criar um centro de inovação em ingredientes—comprometido com as necessidades dos consumidores e do mercado, oferecendo um portfólio único de soluções sustentáveis e nossa profunda expertise técnica e em aplicações.”

Tendência na redução de açúcar

De acordo com a Tate & Lyle, há um crescente interesse dos consumidores por produtos saudáveis com menos ou nenhum açúcar, o que levou startups e empresas estabelecidas a inovar com alternativas ao açúcar e adoçantes artificiais.

A startup americana Better Juice desenvolveu uma tecnologia de redução de açúcar baseada em enzimas que permite aos fabricantes reduzir o teor de açúcar em produtos em 50% a 70% e diminuir as calorias em 40%.

A Oobli, da Califórnia, utiliza fermentação de precisão para produzir proteínas doces que podem substituir 70% ou mais do açúcar em alimentos e bebidas, oferecendo oportunidades ilimitadas para reduzir o consumo de açúcar.

O fabricante holandês de ingredientes plant-based Fooditive Group lançou um novo adoçante de baixa caloria derivado de maçãs e peras fermentadas recicladas.

A startup mexicana microTERRA lançou a Flora, um ingrediente proteico extraído da Lemna, uma planta aquática conhecida como alface d’água, que aumenta a percepção de doçura para reduzir o açúcar em alimentos e bebidas sem comprometer o sabor e a textura.

Além disso, a empresa americana MycoTechnology está ampliando a produção de um adoçante feito de uma proteína doce encontrada em trufas de mel. Este adoçante é de 1000 a 2500 vezes mais doce que a sacarose, oferecendo a vantagem de ser uma proteína digestível e não um carboidrato.

Alan Hahn, CEO da MycoTechnology, afirmou ao anunciar o adoçante: “Essa inovação inaugura uma nova era de adoçantes com rótulo limpo, revolucionando a maneira como criamos alimentos e bebidas sem depender de açúcar tradicional ou adoçantes artificiais.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

Planteneers desenvolve buffet italiano 100% vegano

Grão-de-bico agroflorestal: tradição e futuro sustentável

Sabor e sustentabilidade: Camélia Òdòdó por Bela Gil

Por Vitor Di Renzo em 20 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores