A Planteneers, empresa alemã parte do grupo Stern-Wywiol, anunciou a criação de um buffet inteiramente plant-based inspirado na culinária italiana. Nos últimos meses, a empresa desenvolveu tecnologias para alternativas de carne marmorizada e com camadas de gordura, uma ampla gama de produtos lácteos fermentados plant-based e soluções para sobremesas como tiramisu e cheesecake.
Inovação na alimentação plant-based
A Planteneers é especializada na formulação de ingredientes funcionais de alta qualidade que imitam o sabor, a textura e as propriedades de cozimento dos produtos animais tradicionais. Em parceria com a equipe da cozinha do Marriot Hotel, a Planteneers preparou um buffet italiano totalmente vegetal para cerca de 1450 participantes de uma feira comercial. O cardápio incluiu salada Caesar vegana, focaccia, pedaços de pizza, filé de peixe branco em molho de tomate e tiramisu plant-based.
O futuro tem sabor vegetal
“O retorno foi incrível. A ideia de apresentar nossos sistemas em pó na forma de pratos prontos chamou a atenção dos visitantes”, afirma Florian Bark, Gerente Sênior de Produto. “Os visitantes ficaram especialmente surpresos com o tiramisu feito com nossa nova pré-mistura para mascarpone vegetal. A alternativa vegana de mortadela no sanduíche de focaccia também foi amplamente elogiada.”
“A maioria dos visitantes confirmou que ‘este é o sabor do futuro’.”
Este buffet culinário sob o tema “Culinária Italiana” demonstra que para os fabricantes de produtos lácteos e de carne, a gama de produtos não se limita a alternativas de mascarpone ou salame, mas pode incluir também tiramisu e pizza. Quando questionados sobre em que formato os consumidores gostariam de experimentar carne ou aves plant-based, a maioria respondeu com petiscos, seguidos por alimentos fritos empanados. Pratos prontos ficaram em terceiro lugar.
Preparação de produtos sem complicações
Florian Bark explica: “Neste ano, no Future Food-Tech em San Francisco, nos propusemos a oferecer novas inspirações e mostrar o potencial que os sistemas funcionais oferecem para a produção de alternativas plant-based.
“A preparação dos produtos precisa ser simples e atender aos hábitos alimentares dos consumidores.”
Assim como os alimentos “convencionais”, o mercado para produtos plant-based oferece um enorme potencial para novas ideias. A culinária italiana é apenas um exemplo. A comida étnica e outras tendências fornecem um quadro para mais conceitos alimentares.
“Independentemente das influências regionais e culinárias, faz sentido focar em clássicos como almôndegas, que são conhecidas em muitas variações ao redor do mundo e têm alta aceitação do consumidor”, diz Bark.
Além dos sistemas funcionais em pó, a Planteneers também apresenta novas ideias contemporâneas para preparações criativas de produtos. Com a ajuda do configurador de produtos Plantbaser, por exemplo, os fabricantes podem montar os componentes para uma pizza plant-based, desde a cobertura com a textura adequada até alternativas de salame estáveis ao calor. Com o sistema modular da Planteneers para alternativas de carne e peixe, e seus sistemas funcionais para alternativas lácteas, queijos e alimentos de delicatessen, muitas novas ideias podem ser implementadas.
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Grão-de-bico agroflorestal: tradição e futuro sustentável
Sabor e sustentabilidade: Camélia Òdòdó por Bela Gil
Onego Bio capta US$ 15,2 milhões para proteína de ovo sem origem animal
Compartilhe: