A Mighty Drinks, startup de leite alternativo da Inglaterra, levantou £ 4,5 milhões em um adicional de uma rodada seed. Atualmente, a empresa já conseguiu levantar £ 8 milhões.
A rodada foi liderada pela Bitburger Ventures e Schadeberg Family Office, com participações da VRD Ventures, Latsco Family Office, SFO GmbH, Döhler Ventures e Beyond Investing.
A empresa escreveu em um comunicado: “Este capital será usado para dar continuidade à nossa missão de criar estimulantes produtos à base de plantas, nutricionalmente melhores para você, sempre sustentáveis e com ótimo sabor. Os fundos levantados também ajudarão a impulsionar a expansão internacional da Mighty na União Europeia e lançar uma gama empolgante de ‘leite’ hiper-realista de próxima geração com os principais varejistas no início do próximo ano!”.
O leite hiper-realista será criado com a fermentação de precisão, uma tecnologia que está cada vez mais em alta.
Conforme a RethinkX, em seu relatório Rethinking Food and Agriculture, a indústria de fermentação de precisão dos Estados Unidos criará, pelo menos, 700 mil empregos até 2030, sendo que até esse mesmo período os custos de alimentos e outros produtos elaborados com fermentação de precisão serão de 50 a 80% mais baratos do que os produtos de origem animal.
Imagem: Divulgação Mighty Drinks
Mercado de leite alternativo
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Conforme a Fact.Mr, o mercado de laticínios à base de plantas foi avaliado globalmente em US$ 11 bilhões em 2020, sendo que a previsão é que esse mercado atinja US$ 32 bilhões até o final de 2031, crescendo a um CAGR de 11% durante o período previsto.
Os fatores que impulsionam esse mercado são os seguintes:
- Aumento de casos de intolerância a lactose.
- Alergias ao leite em bebês.
- Preocupações ambientais.
- Preocupações com o teor de colesterol alto no leite de origem animal e a presença de hormônios nesses produtos.
- Conscientização dos benefícios de uma dieta vegana.
- Popularidade de alimentos orgânicos.
O The Guardian também falou sobre o mercado britânico, região onde a startup Mighty Drinks está localizada, segundo uma pesquisa da Mintel, um em cada três britânicos bebem leite de origem vegetal.
Isso demonstra que o mercado global — incluindo o britânico — está se expandindo.
Sobre a Mighty Drinks
Antes do nome Mighty Drinks, a empresa se chamava Mighty Pea — ervilha poderosa, em tradução livre — no início de sua trajetória em 2018, a marca começou com a comercialização do leite de ervilhas.
A startup de leite alternativo foi fundada por Tom e Nick Watkins, dois irmãos com intolerância a lactose, eles acreditavam que as alternativas aos laticínios não eram das melhores, não cumprindo os requisitos de nutrição, sabor ou funcionalidade.
Portanto, decidiram fundar a marca e descobriram que as ervilhas amarelas tinham muita proteína.
Em seu blog, a empresa comentou que a ervilha traz 6 gramas de proteína em cada porção de 250 ml de leite da marca. É dito: “Compare isso com leite de amêndoas com 2,5 gramas [de proteína] ou leite de aveia com 3 gramas”.
O portfólio da empresa é composto pelos seguintes produtos: leites de diversos tipos (aveia, original, barista e sem açúcar), shakes (banana & aveia e também de chocolate), pó de proteína (chocolate, frutas e caramelo salgado), bem como kits pré-montados.
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*Imagem de capa: Divulgação Mighty Drinks / via Vegconomist
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