A Notpla é uma startup de embalagem sustentável que produz plástico totalmente comestível com algas marinhas. A empresa inglesa anunciou que conseguiu levantar £ 10 milhões em uma rodada da Série A.
Quem participou do investimento foi o Horizons Ventures, Astanor Ventures, Lupa Systems e a Torch Capital. O valor será utilizado para aumentar sua capacidade de manufatura e desenvolver outras soluções inovadoras de embalagens, como um filme sem plástico transparente flexível e um papel de algas marinhas.
Pierre-Yves Paslier, co-CEO da Notpla, falou em um comunicado:
“Estamos muito satisfeitos por acelerar o ritmo para um futuro sem plástico de uso único. Esta nova rodada, juntamente com parcerias comerciais a serem anunciadas em breve, é a oportunidade perfeita para colocar as algas marinhas no mapa das soluções de embalagem.
Na Notpla, acreditamos que a natureza sabe o melhor, e só usamos materiais de ocorrência natural que tiveram milhões de anos para se adaptar ao meio ambiente. Nossos novos filmes e o papel de algas marinhas são ótimos exemplos desse princípio e são a solução mais sustentável em suas categorias.
Estamos entusiasmados em ver a tração na indústria de food service e estamos ansiosos para avançar para os cosméticos e mercados de moda muito em breve”.
O curador de portfólio da Horizons Ventures, Wayne Cheng, também afirmou que estão entusiasmados em se juntar a Notpla, comentando: “Acreditamos que a Notpla está revolucionando a indústria de embalagens com algas marinhas como matérias-primas”.
Imagem do papel de algas: Divulgação Notpla
A alternativa de plástico da marca e a caixa de papelão
O ooho é a alternativa de plástico mais conhecida da marca, é feito de algas e plantas e totalmente natural! Também é comestível e 100% biodegradável. Caso o consumidor queira jogar fora, o produto se decompõe entre 4 e 6 semanas.
A Notpla informou que até o momento esse produto substituiu mais de 500 mil embalagens de plástico de uso único, sendo utilizado em grandes empresas internacionais e eventos como a Maratona de Londres e a Semana de Coquetéis de Londres.
Esse ano, a empresa também conseguiu lançar o primeiro revestimento de algas marinhas para embalagens de papelão. Essas caixas são biodegradáveis e recicláveis, tendo sido utilizadas pela takeaway da Just Eat. É dito: “Esta embalagem inovadora irá expandir progressivamente para os 26 países da Just Eat e novos clientes na indústria de serviços alimentícios”.
O produto da empresa na Maratona de Londres: Divulgação Notpla
Sobre a startup de embalagem sustentável
A empresa foi fundada por Rodrigo Garcia Gonzales e Pierre-Yves Paslier, dois ex-alunos do Imperial College London e do Royal College of Art, o objetivo é fazer as embalagens desaparecerem, fornecendo alternativas sustentáveis.
O nome Notpla é uma brincadeirinha com o termo “Not plastic” (sem plástico, em inglês).
O portfólio da empresa é composto por: Ooho, sachês, caixinhas pequenas para levar comida, papel de algas marinhas, pipeta para derramar azeite e óleos nos alimentos e o filme NotPla (que planejam vender para o uso em máquinas no segundo trimestre de 2022).
O plástico traz grandes problemas ambientais
Um estudo da CSIRO (agência científica nacional da Austrália) estimou que existam 14 milhões de microplástico no oceano.
O Studio Birthplace, produtora de filmes, também lançou um curta metragem animado chamado Humanity’s Impact, onde mostrou que a humanidade produz 20 mil garrafas plásticas por segundo. Isso é igual a um milhão de garrafas plásticas por minuto.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Alimentação sustentável: como aplicar esse conceito na sua vida?
Conheça embalagens sustentáveis para preservar a natureza
Lava-roupas com embalagem de papel chegará ao Brasil em 2022
*Imagem de capa: Divulgação Notpla | crédito da foto — David Lineton