A Unilever está desenvolvendo um lava-roupas com embalagem de papel, tendo criado um protótipo. Essa novidade chegará ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem em uma edição especial. 

A ação faz parte do movimento da OMO por um Futuro mais Limpo, com o objetivo de reduzir o uso de plástico. A empresa também deseja distribuir esse produto para outros países e para a Europa no futuro. 

Richard Staler, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever Global, falou em uma comunicação da marca: “Para lidar com o desperdício de plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor”. 

O produto utilizará uma tecnologia nova feita em parceria com o consórcio Pulpex, empresa de embalagens sustentáveis e renováveis, que reúne a Diageo e a Pilot Lite. 

O lava-roupas com embalagem de papel repele a água? 

O material utilizado é a celulose de origem sustentável, tendo sido projetada para ser reciclada com outros resíduos de papel. Para não desmanchar, também possui na garrafa um material patenteado que repele a água, dessa forma, é possível que a embalagem abrigue líquidos. 

Richard explicou sobre o assunto: “A tecnologia de garrafas à base de papel Pulpex é um passo empolgante na direção certa, e estamos muito satisfeitos por trabalharmos juntos para testar esta inovação em nossos produtos”. 

O VP de marketing da Unilever, também ressaltou na comunicação: “É muito significativo para a categoria no Brasil trazer uma novidade como esta […] Temos trabalhado cada vez mais para oferecer novas possibilidades de o consumidor escolher o melhor dos dois mundos — um produto imbatível na performance e no cuidado com o meio ambiente”. 

Se você se interessa por embalagens sustentáveis, nós já criamos uma matéria abordando esse assunto e mostrando outros invólucros inovadores que preservam a natureza

OMO: Projeto por um planeta mais limpo  

“No mundo de crescentes mudanças climáticas e escassez de recursos naturais, acreditamos que nosso trabalho é reduzir o impacto ambiental de nossos produtos, tanto no processo de fabricação quanto estimulando as pessoas a adotarem pequenas mudanças no processo de lavagem de roupas”, é afirmado na página da OMO.

Também é apontado que o produto OMO Poder Líquido Super Concentrado foi formulado visando reduzir a emissão de gás carbônico. É dito que a adoção desse produto por parte de seus clientes auxiliará a reduzir a emissão de 130 mil toneladas de gás carbônico por ano (visualmente falando, isso é o equivalente a 37 mil carros a menos nas ruas). 

Além disso, é explicado que a OMO não testa em animais, utilizando métodos alternativos para verificar a segurança de seus produtos. 

Gostou de conhecer esse lava-roupas com embalagem de papel? Aproveite e leia também: 

Produtos de limpeza veganos: conheça as marcas nacionais 

Empresas nacionais que transformam o plástico dos oceanos 

O que fazer para a reciclagem + dicas para reduzir seus resíduos

*Imagem de capa: Divulgação Unilever 

Por Amanda Stucchi em 28 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores