Uma novidade é que a Enough, anteriormente chamada de 3F Bio, uma startup de tecnologia alimentar escocesa que produz a micoproteína Abunda, levantou € 42 milhões em uma rodada de investimentos da série B, que foi liderada pela Olympic Investments Inc. e pela empresa Nutreco (voltada para a nutrição animal). Outros investidores foram a AXA IM Alts, HAL Investments e Tailored Solutions, além deles, a CPT Capital e Scottish Enterprise, que já investiam na empresa, também participaram.
Para a marca, a fermentação é um dos modos mais eficazes de alimentar a população global, que está em crescimento. Sua meta ambiciosa é em 2032 cultivar mais de um milhão de toneladas de micoproteína, com o objetivo de substituir cinco bilhões de vacas ou um bilhão de galinhas. A respeito dessa questão, o CEO Jim Laird disse ao Vegconomist: “O mercado de produtos veganos deliciosos e nutritivos está crescendo a um ritmo que exige uma mudança radical no fornecimento de ingredientes sustentáveis”. Para isso, a empresa está construindo uma fábrica de proteínas que é financiada de forma parcial pelo programa de pesquisa Horizon 2020 da União Europeia.
A Horizon 2020 é uma iniciativa que busca garantir a competitividade global da Europa. Conforme trecho do site: “Visto como um meio de impulsionar o crescimento econômico e criar empregos, o Horizon 2020 tem o apoio político dos líderes europeus e dos membros do Parlamento Europeu […] o objetivo é garantir que a Europa produza ciência de nível mundial, elimine as barreiras à inovação e facilite para os setores público e privado trabalharem juntos no fornecimento de inovação”.
A Enough já anunciou grandes parcerias, como com a Unilever em maio de 2021, com o objetivo de trazer carne plant-based para a marca The Vegetarian Butcher, que é da sua propriedade, e a Marks & Spencer no ano de 2020, em sua divisão de alimentos chamada M&S Foods, para expandir a linha de produtos vegana Plant Kitchen.
Processo de produção da startup de tecnologia alimentar Enough
A Enough produz a micoproteína Abunda, que é rica em proteínas e fibras, contendo a vitamina B12, zinco e ferro. Para fazê-la a empresa utiliza o processo de fermentação, conforme dito no site: “Ao alimentar nossos fungos com os açúcares naturais dos grãos, ele se transforma em um alimento completo, a micoproteína Abunda. A simplicidade do nosso processo significa que a abunda é altamente escalonável para atender às demandas futuras. Abunda é uma proteína sustentável relevante para várias categorias e aplicações de produtos”.
O processo de produção dessa micoproteína é muito sustentável, algumas informações relevantes são: utiliza 93% menos água do que a carne, emite 97% menos de CO₂ do que a carne e também menos de 53% de CO₂ do que os grãos de soja.
Sobre a Enough
A Enough é uma empresa B2B (ou Business to Business), que trabalha com varejistas e marcas para levar seus produtos sustentáveis, e estará lançando seus produtos no ano de 2022. Tem como CEO Jim Laird e como CTO e co-founder Craig Johnston.
Aproveite e leia também:
Motif FoodWorks levanta US$ 226 milhões para ingredientes plant-based
Beyond Investing lança novos produtos de investimento vegano
*Imagem de capa: Divulgação Enough