Cinco anos após trocar os plásticos pelos canudos de papel, o Starbucks Japão decidiu abandonar o papel em favor de bioplásticos.
A rede de cafeterias está reformulando seus canudos, substituindo o papel por um polímero biodegradável feito a partir de plantas, em mais um passo para tornar sua cadeia de suprimentos mais sustentável.
Os novos canudos são produzidos com o Green Planet, um bioplástico desenvolvido pela empresa japonesa Kaneka, que já fornece talheres, mexedores e outros utensílios utilizados pelo Starbucks em suas lojas no país.
Atualmente, os canudos de bioplástico estão disponíveis em 32 unidades na província de Okinawa, com previsão de expansão para todo o Japão em março. No mês seguinte, o Starbucks lançará versões mais espessas para os Frappuccinos.
De petróleo a plantas
A transição do Starbucks no Japão em direção à redução do uso de plásticos derivados de petróleo começou em 2018, com a introdução de canudos de papel certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC) em 2020. A empresa também passou a usar copos de papel para bebidas para viagem, talheres feitos de biomassa e copos de resina para bebidas geladas consumidas nas lojas.
Apesar da mudança, os canudos de papel enfrentaram resistência dos clientes, que reclamaram de sua fragilidade. Muitos absorvem o líquido e se desintegram antes do fim da bebida, comprometendo a experiência do consumidor e, em alguns casos, gerando ainda mais resíduos. Além disso, pesquisas indicam que os canudos de papel podem conter níveis mais altos de PFAS, conhecidos como “químicos eternos”, que persistem no meio ambiente, contaminam recursos hídricos e podem trazer riscos à saúde.
Já o Green Planet é um polímero 100% derivado de plantas, que se degrada naturalmente em CO₂ e água com a ajuda de microrganismos presentes no solo e na água do mar. Ele utiliza óleos vegetais em vez de derivados de petróleo e pode ser aplicado em diversos produtos, como sacolas, embalagens alimentícias e tecidos sustentáveis.
Esse material também contribui para reduzir a poluição dos oceanos causada por plásticos, incluindo microplásticos. Além disso, os canudos feitos de Green Planet emitem menos carbono do que os de papel certificados pelo FSC usados atualmente e geram metade do peso em resíduos descartados nas lojas do Starbucks.
Compromisso com a sustentabilidade
A iniciativa faz parte da meta global do Starbucks de tornar todas as suas embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2030. A empresa também planeja utilizar 50% de materiais reciclados e reduzir em 50% o uso de fontes fósseis virgens em suas embalagens.
Nos Estados Unidos, a empresa lançou recentemente um novo modelo de copo de papel, feito com 30% de fibras recicladas pós-consumo e que requer menos material em sua fabricação.
Além das embalagens, o Starbucks está transformando suas lojas em espaços mais sustentáveis. Em parceria com o World Wildlife Fund (WWF) e a SCS Global Services, a rede já certificou cerca de 6.100 unidades como “lojas verdes” e planeja alcançar 10.000 até o fim do ano. No Japão, 200 lojas já possuem essa certificação, e aproximadamente 900 reutilizam borra de café – um dos maiores resíduos gerados pela marca.
No âmbito agrícola, o Starbucks colabora com produtores para melhorar práticas de cultivo, aumentar a produtividade e desenvolver variedades de café arábica mais resilientes às mudanças climáticas. Para incentivar escolhas mais sustentáveis, a empresa também aboliu a taxa adicional para leites de origem vegetal nos Estados Unidos.
Com essas iniciativas, o Starbucks reforça seu compromisso com a sustentabilidade, buscando alinhar práticas comerciais a padrões mais responsáveis e ambientalmente conscientes.
Confira a matéria publicada no Green Queen.
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