Mais do que um resumo de realizações, escrevi este texto para celebrar o poder da nossa comunidade – empreendedores visionários, investidores comprometidos e seguidores que consomem e compartilham nossos conteúdos. Cada etapa foi impulsionada por esse ecossistema colaborativo, que acredita no potencial dos negócios conscientes para transformar mercados e impactar positivamente o planeta. Este é um relato do que conquistamos juntos em 2024 e um convite para continuarmos moldando o futuro do consumo sustentável.
Em janeiro, a Vegan Business foi indicada para o Prêmio Earthshot 2024, endossada pela Generation Vegan, a nominadora oficial da iniciativa. The Earthshot Prize é uma iniciativa global fundada pelo Príncipe William, que busca as melhores soluções para os maiores desafios ambientais do mundo.
Fevereiro foi um marco para nós com o lançamento da Sunrize, primeira marca do nosso Venture Builder da Vegan Business. Criamos a proteína em pó perfeita para aqueles que buscam uma alternativa saudável e poderosa às proteínas tradicionais, formulada com uma combinação única de proteína de ervilha e arroz, proporcionando todos os aminoácidos essenciais de maneira altamente biodisponível, oferecendo um total de 23g de proteína por porção. Em nossos blends de proteína, que já incluem Chocolate, Baunilha e Cookies & Cream, adicionamos também 80mg de curcumina por porção, conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias excepcionais.
Já conquistamos milhares de clientes – muitos, inclusive, que estão trocando o whey pela Sunrize – e estamos preparando um grande e inovador projeto para 2025 para levar a experiência Sunrize para ambientes físicos. Você terá a oportunidade de fazer parte disso!

Passando para abril, tive a honra de palestrar na Food 4 Thought Innovations, evento da Harvard University. O Festival de Food 4 Thought 2024, pioneiro em seu formato, reúne estudantes de universidades globais para vislumbrar o futuro do sistema alimentar. Foi uma experiência incrível e me animei em ver tantas pessoas incríveis do mundo todo trabalhando para construir um futuro melhor para o planeta, os animais e as futuras gerações.
Em maio, tivemos a honra de auxiliar a Beauty tech AmoKarité Maquiagens Naturais em sua rodada seed de R$ 1 milhão e participamos também da rodada como investidores. A marca é uma empresa de cosméticos veganos e sustentáveis, pioneira no desenvolvimento de maquiagem sólida.
Em junho, a Maduu, marca de bolsas sustentáveis, captou R$ 500 mil com 44 investidores da comunidade da Vegan Business. Nesse mesmo mês, a Solo Snacks, que levantou capital com a Vegan Business em 2022, celebrou a conquista de 2.000 pontos de venda no Brasil.
Em julho, eu tive a honra de compartilhar um pouco mais sobre o nosso trabalho na Vegan Business (e muitos outros assuntos) no podcast do Joel Jota. Aqui está o vídeo:
Em agosto, a SLOUL, marca de calçados sustentáveis, anunciou a parceria com a Azul. Desde então, todos os agentes aeroportuários da Azul serão uniformizados com os inovadores e sustentáveis calçados fornecidos pela Sloul. A Sloul também captou investimento com a Vegan Business e, desde então, vem crescendo de forma acelerada, tornando-se a principal marca de calçados veganos e sustentáveis do país.
Em setembro, após ultrapassarmos R$ 10 milhões captados, nos unimos à Kria no vertical de equity crowdfunding. A união com a Kria abriu uma gama muito maior de investidores e agora as nossas rodadas, além de serem distribuídas para nossa comunidade, que hoje está chegando próximo de 10 mil investidores cadastrados, serão distribuídas para toda a comunidade de investidores da Kria, que já ultrapassa 60 mil pessoas.
Em outubro, a Super Vegan, líder em chocolates veganos indulgentes no Brasil, captou R$ 700 mil com participação do fundo britânico de venture capital, Veg Capital. Em novembro, estreou como a primeira marca a abrir uma captação de investimento através da nova parceria entre a Vegan Business e a Kria, que já conta com 68 investidores e R$ 215 mil captados. Você ainda pode se tornar investidor(a) da Super Vegan clicando aqui.
Este ano também teve alguns marcos importantes no mercado vegano. Na Alemanha, pela primeira vez, uma cesta de compras plant-based ficou mais barata do que sua equivalente de origem animal, com uma diferença média de 16% a favor das alternativas à base de plantas. É um marco que demonstra o potencial de escalabilidade e acessibilidade da nossa indústria.
No Brasil, o mercado de alimentos plant-based registrou um crescimento de 42%, segundo dados do The Good Food Institute Brasil. Em 2023, as vendas de carnes e frutos do mar plant-based cresceram 38%, alcançando R$ 1,1 bilhão. O leite vegetal, já consolidado, registrou alta de quase 10%, chegando a R$ 673 milhões. E o mais animador? As previsões para 2026 apontam para um mercado acima de R$ 2,2 bilhões – e tudo indica que vamos superar essa marca.
Mas não é só sobre números. É sobre um movimento cultural. A Geração Z já está moldando um consumo mais consciente, enquanto a Geração Alpha promete levar sustentabilidade e ética a patamares ainda maiores.
Como investidor anjo no universo dos negócios veganos, olho para os dados recentes do setor plant-based no Brasil com ânimo e esperança. Estamos testemunhando uma transformação que vai muito além do prato: é saúde, ética e sustentabilidade ganhando espaço no coração e na mesa de milhares de brasileiros.
Para finalizar o ano, tive a grata surpresa de ser reconhecido como LinkedIn TopVoice, um reconhecimento global dado a profissionais que compartilham conteúdos relevantes, úteis e inspiradores na plataforma. Essa nomeação me deixou imensamente feliz, principalmente por me proporcionar a oportunidade de impactar ainda mais pessoas com temas que me tocam profundamente. Se você quer acompanhar estes conteúdos, clique aqui e se conecte comigo.
Para você que faz parte da nossa comunidade, quero deixar o meu muito obrigado. Vegan Business é mais que um negócio, é um movimento em prol de um futuro melhor. Quanto mais cresceremos, mais impacto podemos gerar juntos.
Que você tenha um novo ano abençoado, com muita saúde, sabedoria e sucesso!
Christian Wolthers | Co-founder & CEO Vegan Business
Compartilhe: