A Solar Foods anunciou que seu inovador produto Solein, uma proteína produzida a partir do ar, alcançou o status de “Geralmente Reconhecida como Segura” (GRAS) nos Estados Unidos. Esse marco permitirá à empresa introduzir este ingrediente inovador, oferecendo uma nova alternativa às proteínas animais e vegetais. Considerada a proteína mais sustentável do mundo, a empresa planeja seu lançamento nos EUA até o final de 2024.
A empresa de biotecnologia esclareceu que realizou extensas pesquisas científicas, com os resultados sobre a segurança alimentar publicados em revistas científicas revisadas por pares. Um painel de especialistas qualificados confirmou a segurança do produto e sua utilização em diversas categorias alimentares, detalhando explicitamente as concentrações adequadas de Solein.
Juan Benitez-Garcia, Diretor Comercial da Solar Foods, comentou: “Obter o status de GRAS autoafirmado é o primeiro passo para entrar nos Estados Unidos. Em breve, poderemos iniciar atividades comerciais neste novo e importante mercado, incluindo operações de marketing e vendas, impulsionando nosso crescimento. Até agora, isso só era possível em Cingapura.”
Vendas nos EUA até o final de 2024
A Solar Foods espera iniciar as vendas até o final deste ano, desde que atenda a outros requisitos da FDA para exportar Solein para os EUA, como o registro da unidade de produção, Factory 01, e a entrega de um plano de segurança alimentar que cumpra as exigências específicas.
Além do status de GRAS autoafirmado, a empresa de biotecnologia buscará a “Carta Sem Perguntas” da FDA. Embora não seja obrigatória para comercializar produtos, essa carta pode ampliar as possibilidades de venda dos ingredientes.
O Solein oferece entre 65% e 70% de proteína, 5% a 8% de gordura, 0% a 15% de fibra alimentar e 3% a 5% de nutrientes minerais. Também contém ferro e vitaminas do complexo B. Pode ser utilizado como matéria-prima para alimentos aprimorados, desde macarrão até produtos de panificação, bebidas e alternativas a carne, laticínios e ovos. Produzido por fermentação de precisão utilizando microrganismos, dióxido de carbono e eletricidade, o processo consome significativamente menos recursos e possui uma pegada de carbono mínima.
Expansão do Solein
O Solein recebeu aprovação regulatória como alimento inovador em setembro de 2022 em Cingapura, onde a proteína foi lançada em refeições de restaurantes, sorvetes e um chocolate exclusivo. Recentemente, em parceria com o gigante japonês Ajinomoto, a empresa lançou doces ao estilo japonês.
A Solar Foods também solicitou aprovações regulatórias para alimentos inovadores no Reino Unido e na União Europeia. Além disso, a empresa anunciou recentemente planos de listar suas ações no Nasdaq First North Growth Market da Finlândia, como parte de sua estratégia de crescimento global.
Benitez-Garcia acrescentou: “Os Estados Unidos serão um mercado significativo para nós. O status GRAS nos EUA contribuirá para a expansão do Solein em outros mercados que não concedem aprovações específicas para novos alimentos, como o Japão.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Ferrero lança Nutella Plant-Based em supermercados europeus
Massive Attack oferece menu 100% vegano em show com foco na sustentabilidade
Apoio governamental é essencial para Austrália liderar fermentação de precisão