A Sodexo USA anunciou recentemente uma expansão massiva do uso da estratégia DefaultVeg em cantinas universitárias. Esta estratégia, inicialmente testada pela Sodexo em colaboração com a Better Food Foundation e a Food for Climate League em cantinas universitárias com buffet livre, usa incentivos comportamentais para promover uma mudança dietética plant-based.
A ampliação das ofertas coincide com a publicação de um estudo recente revisado por pares realizado em cantinas operadas pela Sodexo, que concluiu que oferecer refeições plant-based como padrão pode preservar a liberdade de escolha dos alunos e incentivá-los a escolher essas refeições com mais frequência. O estudo, liderado pelos pesquisadores da Boston College Joel Ginn e Gregg Sparkman, foi publicado na edição de fevereiro do Journal of Environmental Psychology e foi conduzido pela Food for Climate League com apoio da Better Food Foundation.
Aumento de 150% nas refeições plant-based
Um relatório separado sobre o mesmo programa piloto, produzido pela Food for Climate League e pela Better Food Foundation, sugere benefícios ainda maiores para as instituições que seguem consistentemente essa estratégia. Neste relatório, calculou-se que as duas universidades que mais consistentemente implementaram a estratégia de refeições plant-based durante o programa piloto viram um aumento impressionante de 150% nas escolhas de refeições plant-based, resultando em até 81,5% dos alunos escolhendo refeições plant-based. Além disso, a mudança levou a uma diminuição de 23,6% nas emissões de gases de efeito estufa atribuídas ao serviço de alimentação nas três escolas.
“A publicação deste estudo revisado por pares confirma que este tipo de intervenção em catering com buffet livre realmente funciona”, disse Eve Turow-Paul, fundadora e diretora executiva da Food for Climate League. “É o resultado de uma grande colaboração, e estamos ansiosos pela próxima fase deste trabalho – desenvolver ferramentas e treinamentos para ajudar ainda mais universidades a lançar seus próprios menus plant-based bem-sucedidos.”
O conceito está agora firmemente integrado nos menus das cantinas da Sodexo em quase 400 universidades e faculdades nos EUA. Nestes locais, há duas estações em cada refeitório que incentivam os alunos a escolher refeições plant-based, a menos que a escola opte ativamente por não fazer isso: uma estação que é inteiramente plant-based e uma estação que alterna entre refeições plant-based e à base de animais a cada dia. No total, cerca de 1 milhão de alunos são atendidos diariamente nas cantinas dessas escolas.
“A colaboração contínua com a Better Food Foundation tem sido inestimável para fornecer uma visão mais ampla sobre o impacto das opções plant-based na alimentação universitária”, disse Lisa Feldman, Diretora Sênior de Culinária, Sistemas de Menu e Estratégia de Impacto da Sodexo North America. “Em última análise, a parceria foi fundamental para ajudar a Sodexo a colocar estrategicamente itens plant-based nos menus e fornecer aos alunos escolhas significativas e diversas.”
“O DefaultVeg prova que dietas plant-based são populares e bem-sucedidas com a Geração Z”, disse Jennifer Channin, Diretora Executiva da Better Food Foundation.
“A expansão desta estratégia pela Sodexo terá um impacto real na saúde dos alunos e no planeta. E este novo estudo aprofundado mostra que a maioria dos alunos está feliz em escolher refeições plant-based em vez de outras opções se tornarmos a escolha fácil e apetitosa para eles. A estratégia DefaultVeg ajuda as universidades a atender às expectativas dos alunos de hoje oferecendo alimentos sustentáveis, inclusivos e produzidos de forma ética. Esperamos que a Sodexo continue a expandir essa estratégia e a incorporar ainda mais inspiração plant-based em todos os tipos de serviços de alimentação no campus”, continua.
Leia também:
Neggst desenvolve ovos veganos escalfados e estrelados
Nuveg inova na produção espanhola de desidratados plant-based
Meatable anuncia novo marco: da célula à salsicha em quatro dias