A especialista israelense em spirulina, SimpliiGood, está se destacando no setor de alimentos plant-based ao desenvolver alternativas de frango e salmão usando seu ingrediente principal, a microalga.

Em constante inovação, a empresa acaba de revelar uma nova tecnologia para imitar a textura de produtos de carne: filamentos derivados de spirulina.

Baruch Dach, fundador e CTO da AlgaeCore Technologies, empresa-mãe da SimpliiGood, explica que eles utilizam engenharia de tecidos comestíveis à base de spirulina para criar os filamentos, que podem ser usados como ingrediente ou base para carne plant-based.

Dach destaca a singularidade do ingrediente, pois contém matrizes celulares de spirulina, não apenas proteína simples, tornando-o versátil e fácil de transformar em fibras. Além disso, essas fibras mantêm suas propriedades mesmo quando expostas a altas temperaturas ou ciclos de congelamento e descongelamento.

Além disso, dependendo da aplicação, o ingrediente fornece mais de 30% de teor proteico. A spirulina é uma das mais ricas fontes de nutrientes, completa em proteínas, antioxidantes, vitaminas, minerais e ferro.

Reconstruindo carne

Outra vantagem do ingrediente de spirulina da SimpliiGood é que ele requer equipamentos de fabricação simples. Dach afirma que conseguiram criar amostras com sucesso sem depender de técnicas intensivas em energia, como extrusão ou impressão 3D.

Para complementar as fibras de spirulina, a SimpliiGood possui uma tecnologia proprietária de coloração e texturização nativa para produzir produtos com sabor e aroma neutros em qualquer cor ou textura. Misturando ambos, a empresa consegue imitar uma variedade de carnes, desde salmão até frango, carne moída ou salsichas.

“Estamos em uma missão de reconstruir carne e peixe usando filamentos de spirulina em vez de células animais tradicionais!” compartilhou Dach nas redes sociais.

O poder da spirulina

A SimpliiGood utiliza lagoas de estufa para o cultivo de spirulina. O método da empresa é totalmente livre de pesticidas e cresce continuamente em sistemas de água recirculante no deserto, sem controle climático e sem resíduos.

O inovador israelense emprega uma abordagem única para a colheita e processamento de microalgas, oferecendo um produto de spirulina congelada, diferentemente da forma comum em pó. Essa inovação proporciona spirulina fresca com uma biodisponibilidade excepcional de nutrientes e a ausência de sabores ou aromas indesejados.

Com a visão de expandir a aplicação de seu superalimento nutritivo e sustentável, a SimpliiGood está criando uma nova categoria de carne plant-based sustentável.

“Imagine estar saciado e bem nutrido após apenas 100g de ‘peito de frango’ vegano feito de spirulina, reduzindo a demanda total de alimentos pela metade ou mais…,” comenta Dach.

A spirulina da empresa é aprovada pela FDA, BRC, ISO e HACCP.

Leia também:

Oddlygood é eleito o melhor leite plant-based em 2024

Superbrewed se une à Döhler para oferecer proteínas sustentáveis

Planteneers apresenta linha de laticínios fermentados plant-based

Por Vitor Di Renzo em 17 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores