Hoje vamos falar sobre o selo vegano da The Vegan Society!
A certificação concedida pela instituição se chama Vegan Trademark, a iniciativa auxilia o consumidor desde 1990 a identificar quando um produto é livre de origem animal e sem testes nesses seres vivos, sendo usado em todo o mundo em mais de 61 mil produtos. Além disso, é reconhecido internacionalmente e é uma marca registrada na União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Índia.
“Trabalhamos com uma variedade de negócios, desde grandes corporações até startups, oferecendo uma estrutura de preços construída com a inclusão em mente. Também podemos oferecer oportunidades sob medida para ajudar a promover seus negócios e produtos para seu mercado-alvo por meio de nossas plataformas e equipe dedicada”, comentou a organização em sua rede social profissional.
Vale destacar que a The Vegan Society é a organização sem fins lucrativos que criou e definiu a palavra vegan em 1944, cunhada pelo membro fundador Donald Watson.
A sociedade dá a seguinte definição para veganismo:
“O veganismo é uma filosofia e modo de vida que procura excluir — na medida do possível e praticável — todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito; e por extensão, promove o desenvolvimento e uso de alternativas livres de animais para benefício dos animais, humanos e meio ambiente. Em termos dietéticos denota a prática de dispensar todos os produtos derivados total ou parcialmente de animais”.
Aqui no país existe a Consultoria Vegana, agente de certificação exclusiva da The Vegan Society no Brasil e em Portugal.
Conversamos com Christian Marranghello, especialista de certificação vegana da Consultoria Vegana, que informou que a busca pelo selo está aumentando por aqui:
“A busca por certificação no Brasil está em crescimento e entrando em fase de amadurecimento, assim como os investimentos em produtos e inovação. Cada vez mais temos lançamentos da indústria plant-based e vegana, o que indica que estamos seguindo o caminho de mercados mais maduros como a Europa, por exemplo. Nestes mercados a certificação é algo consolidado, as corporações já reconhecem a importância de um selo de credibilidade para o consumidor e na relação dele com o produto e marca”.
Como obter o selo vegano da The Vegan Society?
A The Vegan Society tem um tutorial explicando como as empresas podem obter o selo. O passo a passo é o seguinte:
- Entrar em contato com a instituição.
- Realizar uma cotação.
- Você é colocado em contato com um funcionário de marcas registradas.
- Faz o pagamento.
- Entrega a documentação completa do produto.
- O funcionário verifica os ingredientes do produto.
- Trabalha com o funcionário em caso de dúvidas.
- O produto é aprovado.
- É necessário assinar e enviar o contrato de licença.
- O certificado é recebido.
- O cliente consegue adicionar o selo nas embalagens e no marketing.
- Também está à disposição um kit de ferramentas de marketing.
Vale destacar aqui que a instituição registra produtos individuais e não empresas, destacando que isso incentiva os negócios a desenvolverem e aprimorarem sua rotulagem de produtos veganos.
O tempo para o registro pode levar entre 30 e 60 dias úteis, a depender da complexidade da aplicação e eficiência dos canais de comunicação, enquanto a licença do selo pode variar entre 12 ou 24 meses (normalmente 12 meses em produtos de supermercado pela alta rotatividade).
“Os mercados plant-based e vegano já não são mais uma tendência, é uma realidade em todos segmentos, desde alimentação, vestuário, cosméticos entre outros. O consumidor de hoje tem a cada dia maior consciência do impacto de seus hábitos de consumo sobre os animais, a saúde e o meio ambiente, o que aponta (juntamente com as taxas de crescimento do setor) para uma tomada de decisão de compra mais ética e alinhada a estes temas”, mencionou Christian.
Para quem deseja certificar os produtos com o selo Vegan Trademark pela Consultoria Vegana, é possível entrar em contato com a empresa pelo e-mail.
Sobre a Consultoria Vegana
A empresa é agente de certificação vegana exclusiva da Vegan Society no Brasil e em Portugal.
“A Consultoria Vegana surgiu em 2021, uma empresa fundada com o propósito de conectar diversos segmentos empresariais ao consumidor vegano. Iniciamos nosso trabalho focado no ramo de hospitalidade e, no final de 2021, fechamos parceria com a Vegan Society, trazendo com exclusividade o selo internacional Vegan Trademark para os mercados do Brasil e Portugal”, adicionou Christian.
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*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash