A Hylo é uma marca de sapatos veganos, localizada no Reino Unido, que levantou recentemente € 2.9 milhões em uma rodada da Série A, liderada pela Eka Ventures — empresa de capital de risco que investe em fundadores que estão criando mudanças positivas no sistema — com participações da Redrice Ventures e investidores anjos como o jogador de futebol Patrick Bamford. 

A empresa de capital de risco falou em sua rede social profissional: “A Eka Ventures tem o prazer de apoiar a Hylo em sua missão de tornar o calçado de alto desempenho mais sustentável”. 

O valor levantado será utilizado para o desenvolvimento da marca e dos produtos, bem como para expandir o marketing e as vendas. 

Os sapatos veganos da Hylo

Os sapatos da marca, voltados para o segmento esportivo, são produzidos com fibra de milho, algas, borracha natural e algodão. 

Conforme o Yahoo, os tênis da marca possuem uma pegada de carbono que é 52% menor do que a média dos tênis de corrida. 

Além disso, o código de barras dos tênis possuem informações a respeito da pegada de carbono e dos materiais utilizados. Outra novidade foi que em 2021, a marca se juntou ao Sustainable Apparel Coalition, coalização de vestuário sustentável composto por mais de 250 marcas, é informado que a Hylo se juntou a essa organização querendo colocar a objetividade no centro do processo de tomada de decisão. 

“A Coalizão tem um conjunto de ferramentas que padroniza como os membros da indústria medem os impactos ambientais e sociais do trabalho — tornando mais fácil para as marcas tomarem melhores decisões para o Planeta”, afirmou a empresa. 

Outra ação que desenvolveram foi um sistema de reciclagem para seus produtos: o cliente tem a opção de enviar o tênis para a marca e receber 10 libras de crédito como forma de agradecimento. Legal, não é? 

Aqui existem quatro possibilidades para o produto com relação à reciclagem: cuidado + reparo (onde o item será reparado para ter uma vida útil mais longa), revenda (caso atendam o padrão de desempenho da Hylo, poderão ser revendidos), reciclagem de ciclo fechado + biodegradabilidade (sapatos que não são mais adequados para o uso podem ter seus componentes reciclados ou biodegradados), reciclagem de loop aberto (a marca trabalha com outras indústrias que podem reciclar o que não conseguem). 

Sobre a empresa

A Hylo foi fundada por Michael Doughty, Jacob Green e John Prescott no ano de 2020. 

Michael é um ex-jogador de futebol que atuou 10 anos nessa área, tendo participado dos times Queens Park Rangers e Swindon Town. Ele falou mais sobre sua motivação para criar a marca no Tech Funding News, afirmando que queria criar uma empresa que reunisse sua paixão pelo esporte e também a paixão pelo meio ambiente. 

Quanto aos outros fundadores, Jacob Green é um empreendedor e investidor na área de negócios sustentáveis e Josh Precott trabalhou em grandes marcas de sapatos, como a Nike, Adidas e Puma.  

Em 2021, a marca também fez uma parceria com a Common Goal — doando pelo menos 1% da receita líquida para a iniciativa — com o objetivo de auxiliar seus esforços sustentáveis e ter um impacto direto na mudança climática. 

A Commom Goal é uma instituição que mobiliza a indústria do futebol visando impulsionar o progresso em direção aos Objetivos Globais, tendo se unido a organizações comunitárias. 

Os Objetivos Globais são os seguintes: anti-racismo, igualdade de gênero, inclusão LGBTQ+, construção da paz, ação climática, empregabilidade juvenil, saúde e educação. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Calçados sustentáveis: conheça mais empresas nesse mercado

Linus lança sandálias veganas com três cores diferentes

6 bolsas veganas e estilosas para você escolher

*Imagem de capa: Divulgação Hylo 

Por Amanda Stucchi em 28 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores