A SCiFi Foods, foodtech estadunidense, levantou US$ 22 milhões em uma rodada da Série A, liderada pela empresa de venture capital Andreessen Horowitz (a16z). A marca pretende lançar um produto que combina a carne cultivada com a carne plant-based, com o objetivo de ter um sabor melhor e ser mais barata do que a carne 100% cultivada.
Como o valor captado será utilizado?
O valor captado será utilizado para investir na área de pesquisa e desenvolvimento, bem como no marketing e contratação de equipe adicional. Outras novidades foram a mudança de nome e aparência da marca — anteriormente, era conhecida como Artemys Foods — além de terem anunciado a inclusão de Myra Pasek no conselho da empresa, a executiva tem em seu currículo cargos na Impossible Foods e Tesla.
Joshua March, CEO e co-fundador, explicou em um comunicado: “[…] Acredito que é importante sermos abertos e autênticos sobre o que estamos fazendo e nosso novo nome reflete exatamente isso. Os consumidores valorizam a transparência, e eu prefiro ser ousado do que me esconder atrás de um nome corporativo sem graça, como uma empresa que cria alimentos, há duas coisas que absolutamente nunca podemos comprometer: a confiança como marca e o sabor dos nossos produtos”.
A SCiFi Foods conquistou US$ 29 milhões até o momento, contando com essa nova rodada. Kassia Gora, CTO e co-fundadora, mencionou: “Conseguimos uma quantia extraordinária em pouco mais de dois anos e estou imensamente orgulhosa da equipe e da plataforma de classe mundial que construímos. Desde abril passado, o ritmo de nossa pesquisa e desenvolvimento foi realmente sem precedentes e já alcançamos resultados tremendos e inovadores. Estamos gratos por termos investidores tão incríveis como a16z e consultores como Myra nesta jornada conosco”.
O sócio geral da a16z, Vijay Pande, afirmou que devido aos obstáculos de custo da carne cultivada, a tecnologia e a abordagem da empresa fez com que sentissem que realmente tem o potencial de escalar de forma rápida e reduzir drasticamente os custos.

SCiFi Foods: carne cultivada combinada com a carne plant-based
O produto é considerado um alimento híbrido, geralmente apresenta vantagens como:
- Ser considerado mais escalável.
- Ter um aspecto sensorial melhor.
- Melhor perfil nutricional devido ao fato de dispensar certos aditivos, por exemplo, aglutinantes.
- Auxilia a reduzir os custos para o consumidor.
Conforme noticiou o TechCrunch, o primeiro produto da empresa será um hambúrguer que chegará ao mercado dentro de alguns anos, já que primeiro é necessário atingir certos marcos para realizar a aprovação regulatória do produto, além disso, a marca começará a construir uma planta piloto de biofabricação e fermentação até o final de 2022.
Sobre a empresa
Quer saber mais sobre a SCiFi Foods?
O empreendimento foi co-fundado por Joshua March (CEO) e Kasia Gora (CTO), utilizando tanto a bioengenharia de ponta quanto tecnologias como a CRISPR (técnica de edição genética de vários organismos, podendo realizar mudanças no comportamento da célula para crescer em escala maior) visando resolver os obstáculos para que a carne cultivada atinja a paridade de preços com a carne de origem animal.
Outros investidores que já aportaram na empresa foram: Valor Siren Ventures, BoxGroup, Entree Capital, Prelude Ventures, entre outros.
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*Imagem de capa: Divulgação SCiFi Foods
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