Quer saber mais sobre o mercado de processamento de frutas e vegetais? Conforme o Research and Markets, é estimado que o segmento atinja um valor de quase US$ 11,8 bilhões até o ano de 2027, crescendo a um CAGR de 6,4% a partir desse ano. 

Os motivos que levam a esse crescimento são os seguintes: maior necessidade por alimentação conveniente devido ao estilo de vida mais agitado das pessoas, bem como o aumento de renda per capta que ocasiona uma maior demanda por alimentos prontos para consumo ou feitos para viagem. 

Equipamentos para processamento de frutas e vegetais 

O relatório investigou os equipamentos para processamento de frutas e vegetais, explicando que os equipamentos utilizados em cada linha de processamento se diferenciam conforme o produto final. 

Aqueles que desenvolvem produtos frescos precisaram de lavadoras e equipamentos de embalagem e vedação, já para produtos em conserva também necessitará de lavadoras, equipamentos para descascar, fatiar ou cortar, bem como enchimentos — adicionando vinagre e ácido acético — e equipamentos voltados para embalagem. 

Aqui é estimado que as máquinas de enchimento tenham a maior participação nesse mercado, já pensando no modo de operação automático ou semiautomático, o automático registrará o maior crescimento entre os anos de 2022 e 2027. 

“Devido à disponibilidade dessas linhas de processamento totalmente automatizadas e integradas, são alcançadas eficiências operacionais e controle adequado do processo de produção. As linhas de processamento totalmente automáticas são uma parte crítica de grandes unidades de fabricação e ajudam a obter economias de escala”, explicou o comunicado

Análise regional

A região que terá o maior crescimento no mercado de equipamentos de processamento de frutas e vegetais é a Ásia-Pacífico. Entretanto, os Estados Unidos representaram a maior participação em valor do setor de equipamento global de processamento de frutas e vegetais em 2021. 

Ainda, é informado que devido ao estilo de vida agitado de consumidores na China, Índia, Japão, Austrália e Nova Zelândia, os estudantes e trabalhadores das áreas urbanas preferem produtos de panificação como lanches, algo que poderá impulsionar o mercado de processamento de frutas e vegetais. 

O estudo apontou como drivers do mercado de frutas e legumes processados os seguintes fatores: crescimento da demanda por frutas e hortaliças consideradas mais exóticas devido ao boom da indústria hoteleira, maior demanda de produtos alimentícios convenientes, aumento da presença do produto em lojas de varejo modernas, bem como a maior prevalência de doenças crônicas. 

Como oportunidades, por exemplo, estão o crescimento na demanda por produtos alimentares veganos e o desenvolvimento de economias emergentes. Por último, as restrições são a incidência de recall de alimentos, cadeia de suprimentos complexa e alto custo para fazer a manutenção dos estoques, já como desafios estão a deterioração fisiológica e a volatilidade dos preços no mercado de produtos frescos. 

Principais players do mercado 

O relatório mencionou os seguintes fabricantes de equipamentos como alguns dos principais players do mercado:

  • Buhler Group (Suíça)
  • FTNON (Holanda)
  • Turatti s.r.l (Itália)
  • GEA Group AG (Alemanha)
  • Robert Bosch GmbH (Alemanha)
  • Krones AG (Alemanha)
  • JBT Corporation (Estados Unidos)
  • Maxwell Chase Technologies (Estados Unidos)
  • Meyer Industries (Estados Unidos)
  • Scholle Packaging (Estados Unidos)

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Mercado de alimentos plant-based crescerá a uma porcentagem de 10,6%

5 mercados que utilizam o cogumelo como matéria-prima

Desafios para facilitar a transição para uma dieta vegana

*Imagem de capa: Unsplash 



por Amanda Stucchi em 13 de maio