Os cogumelos estão muito presentes em vários pratos, fornecendo fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Porém, além das receitas que preparamos em casa, existem vários mercados que utilizam o cogumelo como matéria-prima! 

O produto também tem uma grande variedade de espécies: conforme a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, no livro Cogumelos Variedades e Receitas, existem aproximadamente 2 mil espécies de cogumelos adequadas para o consumo, mas, dentro desse número, somente 25 são cultivadas comercialmente. Portanto, podemos ver o potencial desse ingrediente! 

Mercados que utilizam o cogumelo 

Aqui vamos falar sobre algumas aplicações de uso desse fungo! 

1# Carne plant-based

A carne à base de plantas é um setor que pode empregar o cogumelo. 

Aqui podemos dar de exemplo a micoproteína que pode ser feita utilizando o micélio (parte vegetativa de um fungo, como o cogumelo), outros tipos de alimentos que podem ser utilizados para produzir esse produto é a batata, como é o caso da micoproteína da The Better Meat Co. 

Vale ressaltar que nem todos os produtos feitos com micoproteína são veganos, essa questão irá depender do fornecedor. 

2# Bebidas 

O cogumelo também pode ser aplicado na indústria de bebidas! 

Uma empresa que trabalha nesse segmento é a Lifeway Foods, que criou uma linha de bebidas funcionais adaptogênicas feitas de cogumelo. 

“O lançamento do nosso Lifeway MSHRM Oat™ chega em um momento em que os consumidores estão buscando bebidas inovadoras e funcionais com ótimo sabor e que incluem ingredientes na vanguarda da pesquisa em saúde”, afirmou Julie Smolyansky em uma comunicação, CEO da Lifeway Foods. 

Esses produtos vêm em três sabores, sendo à base de plantas e veganos: troop mix wildberry, lion’s mane golden milk e reishi vanilla. 

3# Couro alternativo 

O couro alternativo é outra área onde o micélio pode ser aplicado. A indústria da moda é considerada a segunda mais poluente do mundo, conforme a BBC, só fica atrás do setor petroleiro. Um exemplo de marca é a MycoWorks, empresa de biotecnologia que criou materiais utilizando a tecnologia patenteada Fine Mycelium.

No passado, a empresa fez uma parceria com a marca de luxo Hermès. Matt Scullin, CEO, falou na época: “Não poderíamos imaginar um parceiro melhor do que a Hermès para apresentar nosso primeiro objeto feito com o Fine Mycelium. Hermès e MycoWorks compartilham valores comuns de perfeição, qualidade, inovação e paciência”. 

4# Embalagens 

Já pensou em utilizar o cogumelo nas embalagens? 

A Magical Mushrooms oferece uma alternativa completamente compostável que serve para embalagem, isolamento e também para design de interiores.  

É informado que essas embalagens têm um desempenho tão bom quanto o poliestireno (um tipo de resina do grupo dos termoplásticos). O processo para o desenvolvimento é o seguinte: 

  • A empresa recolhe resíduos de produção de cânhamo, milho e madeira. 
  • Após isso, o micélio decompõe esses detritos, criando uma teia de filamentos que se parecem com fios e se ramificam para consumir essa matéria orgânica. 

Portanto, a Magical Mushrooms consegue criar embalagens em qualquer formato.

5# Saúde 

Outra possibilidade de uso dos cogumelos é na área de saúde. 

A Healthline apontou os seguintes cogumelos medicinais: reishi que tem um efeito calmante, juba de leão que auxilia na clareza mental, chaga com propriedades antioxidantes, shiitake que auxilia na saúde do coração, cauda de peru que estimula o sistema imunológico e cordyceps que dá energia. 

Segundo uma pesquisa publicada no National Library of Medicine, o cogumelo conhecido como juba de leão tem atividades terapêuticas que são relacionadas à promoção da saúde dos nervos e do cérebro, podendo auxiliar a prevenir a demência. 

Além disso, é mencionado que estudos pré-clínicos apontaram que pode haver melhorias nos casos de acidente vascular cerebral isquêmico, doença de Parkinson, doença de Alzheimer e depressão se esse tipo de cogumelo, enriquecidos com erinacinas (substância natural isolada desse alimento), for adicionado na dieta. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Mercado global de micélio atingirá US$ 3,84 bilhões até 2026

Quer provar pratos de outras culturas? Confira os melhores restaurantes!

19 Tendências de produtos plant-based e sustentáveis para 2022

*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 27 de abril