Se você sente falta de viajar, ainda é possível experimentar culturas diferentes de outras maneiras: assistindo um filme que se passa em outro país, lendo um livro com relatos de viagem, vendo fotos de locais desconhecidos, se informado em reportagens que contam sobre a vida em determinada região e até mesmo provando pratos de outras culturas.
Se quer experiências novas, sempre dá para provar um tipo de prato que nunca imaginou antes, obtendo conhecimento cultural de forma prática e divertida.
Provar comidas é uma experiência que pode nos fazer abrir os olhos para vários sabores que nunca pensamos existir.
Portanto, se você é vegano, separamos restaurantes com opções sem crueldade animal para você!
A lista de restaurantes com pratos de outras culturas
Vamos conhecer os pratos de outras culturas?
1# Japão
Quer provar um sushi vegano delicioso?
O Bungalow Sushi é uma dark-kitchen, cujo atendimento e experiência do cliente é 100% virtual, entregando por meio do delivery.
Os alimentos do restaurante são feitos com ingredientes frescos e orgânicos, como plantas, grãos, legumes, verduras, frutas, sementes, cogumelos, entre outros. Exemplos de pratos japoneses são: sushi, temaki, uramakis, sunomono, nigiri e muito mais!
Caso você queira experimentar refeições de outras culinárias, o restaurante também oferece alguns pratos chineses, por exemplo, yakissoba, guiozas e harumaki de legumes, bem como o prato havaiano Poke.
Atualmente, realizam envios para as seguintes cidades: São Paulo, Santos, São Vicente e Praia Grande. O consumidor pode realizar seu pedido por meio das plataformas iFood, Menu Dino e Uber Eats.
2# Itália
A Itália é muito conhecida por suas massas! Caso seu programa favorito seja comer uma boa macarronada nos sábados à tarde, vai gostar de conhecer essa opção.
Piccoli Cucina afirma ser o primeiro restaurante italiano 100% vegano do Brasil.
O menu é recheado: ravioli di carne e formaggio (com carne do Futuro e queijo de castanha), pesce + spaghetti (peixe vegetal artesanal empanado com spaghetti de massa fresca), arancini (típico bolinho de risoto italiano), gnocchi artesanal (nhoque feito à base de batata asterix e baroa), entre outras opções.
Para comer as refeições, é possível ir ao estabelecimento presencial que fica no bairro de Pinheiros na cidade de São Paulo — a empresa sugere realizar uma reserva para garantir o lugar, apesar de não ser obrigatória — ou pelo delivery, pedindo comida pelo iFood ou WhatsApp.
3# Índia
Já pensou em experimentar comida indiana? O país é muito famoso pelos seus pratos sem carne e por ter uma grande população vegetariana.
O Gulab Hari se apresenta como um restaurante vegetariano e vegano com forte inspiração indiana. Uma curiosidade é que o estabelecimento informou que 80% de seu público são de pessoas que não aderiram a uma dieta vegetariana, isso demonstra o quanto consegue atrair um público diverso.
No cardápio, alguns de seus pratos são: arroz negro, dahl de grão-de-bico, curry de legumes, pakora (legumes diversos empanados), massala beans (feijoada de feijão-preto indiana), entre outros. As refeições variam conforme o dia da semana e também podem ser preparadas na versão vegana.
O restaurante atua de forma presencial, no bairro da Consolação em São Paulo/SP e também pelo delivery, no qual é possível pedir pelo WhatsApp.
4# Congo
O restaurante ganhou destaque no Razões para Acreditar no ano de 2016, foi criado por Picthou Luambo, ativista das causas sociais formado em direito, ele se refugiou no Brasil e não conseguiu exercer sua profissão por aqui por questões burocráticas. Dessa forma, abriu um restaurante vegano com pratos típicos do país.
No menu, algumas das opções são: sambusa (pasteizinhos típicos africanos), fufu (polenta africana feita à base de fubá ou farinha de arroz), acarajé, simba (prato com pilao — arroz típico congolês — e couve manteiga cozida com pasta de amendoim), já para beber também tem bissap, feita com flores de hibisco e manga, entre outros.
O Congolinária está localizado no bairro de Sumaré na cidade de São Paulo, há a opção de refeição no local e delivery pelo iFood, Uber Eats e retirada no local.
5# México
A Taquería La Sabrosa é um restaurante com opções veganas, que podem ser filtradas pelo cardápio.
Nas opções veganas, tem os seguintes pratos: pico de gallo (tradicional salsa mexicana), guacamole, frijoles refritos (feijão-preto com estilo mexicano clássico), tacos de flor (dois tacos de tortilla de milho, flor de hibiscos frita, guacamole e salsa-verde), tostada tradicional (tortilla de milho com frijoles, guacamole, alface, creme azedo vegano, pico de gallo e queijo superbom), entre várias outras!
O restaurante está no bairro da Consolação, funcionando presencialmente e via delivery. É possível pedir pelas plataformas do iFood, Uber Eats, Rappi e pelo App Justo.
6# Oriente Médio
O restaurante é muito conhecido pelo falafel, os famosos bolinhos consumidos como comida de rua popular no Oriente Médio.
Já falamos por aqui sobre o restaurante, alguns exemplos de lanches são: porção de falafel, lanches de falafel e o hambúrguer de falafel, também oferecendo porções de homus. Além da culinária árabe, o consumidor também pode pedir batatas fritas, açaí e cupuaçu, kombucha, entre outras delícias.
É possível realizar o pedido pelo delivery de Pinheiros (iFood, Uber Eats, Rappi e Goomer — retirando no local) e no delivery do Tatuapé (iFood, Uber Eats e Rappi).
Gostou de conhecer esses pratos de outras culturas? Aproveite e leia também:
Restaurante do Jurassic Park em São Paulo tem hambúrguer vegano
Alquimia lança menu vegano inspirado na Serra da Mantiqueira
10 restaurantes veganos em São Paulo para você se deliciar
*Imagem de capa: Divulgação Bungalow Plant-Based Sushi