A Haya Falafel é uma marca especializada em lanche vegano que possui fábrica própria, dois pontos de delivery e busca a expansão por meio das franquias.  Seus produtos são de origem vegetal e veganos. 

Shajar Goldwaser, vegano desde os 22 anos e sócio fundador da Haya Falafel, contou que encontrar produtos e alimentos veganos nos cardápios dos estabelecimentos há alguns anos era um desafio. Foi somente após muito tempo de luta e da criação de estabelecimentos especializados nesse tipo de alimento que essa dificuldade diminuiu. 

Há seis anos neste mercado e considerando o sucesso do negócio, os sócios Shajar e João Previ, buscam a expansão da Haya Falafel através do modelo de franquias.

Shajar conta que sofria com a falta de diversidade de alimentos nos restaurantes e estabelecimentos. Motivado em mudar esse cenário, ele decidiu empreender e criar sua própria empresa de produtos veganos.

Ele explicou: “Hoje este cenário mudou um pouco, mas íamos a eventos, festas e até mesmo shows e era difícil encontrar algo sem carne ou derivados de animais. Foi quando tivemos a ideia de testar algumas receitas e vender nessas ocasiões”.

Lanche vegano da Haya Falafel

Imagem: Divulgação Haya Falafel

História da marca de lanche vegano 

Os sócios começaram o negócio vendendo lanches de falafel, uma receita tradicional do oriente médio feita com grão-de-bico. Com uma estrutura semelhante a uma banca de feira que carregavam para festas e eventos, foram ganhando público e se popularizando. 

João Previ relatou: “Os primeiros produtos eram o lanche tradicional no pão e nossa versão sem glúten, o falafel na couve. Eles foram um sucesso imediato. Nos primeiros meses já conseguimos alcançar mais de 300 pedidos por evento”. Além disso, em 2018 lançou com Shajar o primeiro restaurante da marca na Vila Madalena.

Foi quase quatro meses de experimentação e trabalho na cozinha até encontrarem uma receita que fosse gostosa, se popularizando com o público vegano e adepto. Com o sucesso dos primeiros eventos e lanches, o cardápio aumentou e logo se adaptaram a uma nova forma de atender os clientes. 

Um ano após abrirem a loja, que chegava a receber mais de 300 pedidos por dia, também foi criada a fábrica do Haya com a operação de delivery. Segundo Shajar, essa autonomia na produção própria dos insumos deu forma ao sonho de fazer a empresa crescer. 

Lanche vegano da Haya Falafel

Imagem: Divulgação Haya Falafel

Pandemia mudou o foco, mas não o objetivo

Em 2020, com a chegada da pandemia, os empresários viram o faturamento despencar e não demoraram para agir. Com uma estrutura de delivery eficiente e madura, resolveram fechar a unidade da Vila Madalena para focar apenas em entregas.  

João afirmou: “Hoje todos os processos, de receitas às embalagens, são pensados em formato de delivery para que Haya siga sendo uma empresa de alimentos frescos e de alta qualidade”. 

Atualmente, o Haya conta com operações na Vila Madalena e Tatuapé (bairros da cidade de São Paulo), mas tem como meta abrir outras cinco até 2022 por meio do sistema de franquias. 

João comentou: “Com a estruturação do modelo de entregas, os custos ficaram mais baixos e se tornou uma ótima opção de negócio em um mercado que tem crescido de forma vertiginosa”. 

Para investir nessa nova franquia, o valor de investimento é a partir de R$70 mil para um espaço de aproximadamente 15 m² com equipe de cinco pessoas. Além disso, conforme a franqueadora, o negócio possui baixos custos e uma demanda frequente, o que faz com que o franqueado tenha autonomia e segurança.

João Previ falou ao Vegan Business sobre os diferenciais desse negócio: “Do ponto de vista do negócio há um baixo valor de investimento inicial, com possibilidade de negociação e a disponibilidade das praças mais atrativas (zona sul). Temos uma alta taxa de recompra nos aplicativos pelos nossos clientes, mantendo lá também as notas máximas nas avaliações. Além disso, temos uma rede de comunicação forte pelo Instagram com nossos consumidores, sendo mais de 20 mil seguidores”. 

Fundadores da marca de lanche vegano

Imagem: Divulgação Haya Falafel

Gostou de conhecer essa marca de lanche vegano? Aproveite e leia também: 

Vegan Business é registrado como plataforma de Equity Crowdfunding

24 alimentos veganos: nutritivos, saborosos e econômicos 

10 motivos para se tornar vegano hoje

*Imagem de capa: Divulgação Haya Falafel

Por Amanda Stucchi em 21 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores