A Green Rebel Foods, empresa da Indonésia, lançou dois novos produtos: o Beefless Steak, bife feito com cogumelo de shiitake, e o Chick ‘n Steak, frango de proteína de soja. Sobre o bife, a empresa chamou esse produto de primeiro bife cortado, plant-based, e não processado da Ásia. Esses alimentos estão disponíveis em duas grandes cadeias de churrascaria conhecidas da Indonésia, a ABUBA Steak e a Pepperlunch, para auxiliar no suprimento da demanda por carne vegana da região. Também estarão no e-commerce da Green Rebel e nas lojas Burgreen e, no final desse mês, três supermercados do país também terão os produtos para a venda. 

O co-founder e diretor de inovação da Green Rebel, Max Mandias, disse à Green Queen: “Ambas as marcas são restaurantes frequentados por famílias, onde as gerações jovens e conscientes podem trazer seus pais e avós – segmentos de mercado com menor probabilidade de experimentar carne de origem vegetal”.

Em comparação com os produtos de origem animal, os da Green Rebel Foods são muito mais saudáveis: tem 0% de colesterol, menos gordura saturada e, ainda, mais fibras. Também apresentam um sabor e textura semelhantes às carnes de origem animal. Outros benefícios são sua relação com meio ambiente, pois as carnes veganas tem 15 vezes menos impacto negativo na natureza do que o processo de produção do bife animal. 

Frango da primeira startup que lançou um bife plant-based não processado na Ásia
Imagem: Divulgação Green Rebel Foods

Um comparativo feito pela empresa é que, se as pessoas optassem pelos produtos da Green Rebel Foods, economizariam 4 anos de água potável e as emissões de carbono equivalentes a dirigir por 44 quilômetros. Outros benefícios falados no site da marca são os seguintes, substituindo a carne de origem animal pelos produtos da Green Rebel Foods, as pessoas economizariam diariamente 20 kg de trigo, preservariam 20 metros quadrados de florestas e um animal. 

Algumas informações relevantes sobre a empresa é que ela já trabalhou com mais de 500 lojas de alimentos e mais de 50 varejista como, por exemplo, o Starbucks Indonésia, que lançou produtos do menu plant-based com a carne da marca. Também conseguiu um investimento inicial no começo do ano, de US$ 2 milhões, em uma rodada liderada por Unovis Asset Management e Teja Ventures, sendo que outros participantes foram o fundo SAVEarth Fund, Phi Trust e o C4D. A empresa pretendia utilizar esse investimento para aumentar sua equipe de pesquisa e desenvolvimento e oferecer produtos nos varejistas convencionais, até junho de 2021. 

Bife plant-based no Brasil

Agora, se você quer uma opção de bife plant-based brasileiro, é possível encontrar esse produto na loja Superbom, na qual existe a opção de compra on-line. Segundo a marca: “[…] É importante destacar que o bife vegetal Superbom é um prato preparado com ingredientes cuidadosamente escolhidos. Isenta de colesterol, a carne vegetal contribui na reposição de nutrientes básicos necessários ao organismo e possui alto valor proteico”. 

Sobre a startup Green Rebel Foods 

Confome a página da marca: “A Green Rebel é a primeira empresa de carnes vegetais da Indonésia com foco em deliciosos sabores asiáticos. Acreditamos que todos podem viver de forma saudável e sustentável, alternando nossos hábitos alimentares – sem abrir mão das tradições apreciadas ou das conveniências modernas”.

A empresa, anteriormente chamada de Green Butcher, foi fundada em 2020, pelos dois ativistas Helga Angelina Tjahjadi e Max Mandias, os dois desejavam que a carne plant-based fosse acessível para a população e, já em 2013, tinham um restaurante vegano chamado Burgreens. De acordo com a imprensa: “Eventualmente, eles começaram a receber demanda de parceiros de restaurantes e pessoas que queriam consumir sua carne vegetal fora de Burgreens. A Green Rebel Foods foi criada para se concentrar na produção desses produtos para mais clientes”. 

A Green Rebel, além de todos os benefícios sustentáveis já citados, também prioriza e capacita os agricultores da própria Indonésia, adquirindo certos produtos diretamente com eles, como o sal marinho, a farinha de mandioca, especiarias, e o óleo de coco.

Aproveite e leia também: 

Conheça o primeiro bife de filé mignon à base de plantas do mundo 

Marcas brasileiras lançam linhas de carne vegetal

*Imagem de capa: Divulgação Green Rebel Foods / via Green Queen

Por Amanda Stucchi em 22 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores