A PRIMAL Soles, startup sediada na Holanda, afirma ser a primeira empresa no mundo a criar palmilhas 100% recicláveis feitas de cortiça natural do Mediterrâneo e espuma viscoelástica reciclável.

A empresa foi fundada em 2021 por David Even para criar palmilhas alternativas que pudessem ser recicladas e reutilizadas para reduzir a quantidade de resíduos não recicláveis em aterros produzidos pela indústria calçadista, especificamente a indústria de palmilhas. “A sustentabilidade está no centro do nosso modelo de negócios”, diz Even.

Com o máximo de conforto e uma pegada ecológica mínima como objetivo da empresa, uma equipe de especialistas projetou uma coleção de palmilhas que oferece aos usuários uma base macia e de suporte para o pé, além de respirabilidade, flexibilidade e durabilidade.

Responsabilidade por todo o ciclo de vida do produto

De acordo com a startup, a cortiça natural utilizada nos seus produtos provém de explorações agrícolas familiares espalhadas por Portugal e processada na Amorim Cork Composites, o maior e mais sustentável fornecedor mundial de cortiça.

A cortiça é um recurso notável e renovável, a extração de cortiça é parte integrante da região mediterrânea há séculos. Os extratores de cortiça desempenham um papel essencial na sustentabilidade da indústria da cortiça, adotando cada vez mais práticas sustentáveis para proteger as florestas.

Por que utilizar cortiça?

A cortiça está sendo cada vez mais utilizada como um produto de moda eco-sustentável, assim como para ser integrada em alternativas de couro compostável.

Além disso, a PRIMAL Soles assume a responsabilidade por todo o ciclo de vida do produto e compromete-se a recolher as palmilhas usadas para a sua reciclagem e reutilização.

“Assumimos total responsabilidade por todo o ciclo de vida do produto”, diz Even. “Não há outras empresas em nosso setor que façam o que fazemos. Queremos estabelecer um precedente para nossa indústria, não apenas para todos os produtores em todo o mundo: assuma a responsabilidade pelo que você produz”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

67% dos brasileiros reduziram o consumo de carne no último ano

Líderes do setor revelam suas previsões de tendências alimentares para 2023

Capri Venture investe em startup de produtos veganos para pets

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação PRIMAL Soles

Por Ana Cristina Gomes em 21 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores