A empresa suíça de tecnologia alimentar Planted lançou uma nova alternativa de bife fermentado, o primeiro produto desenvolvido usando a plataforma de músculo inteiro da empresa.

Feito de proteína de soja, óleo de colza, farinhas de feijão e arroz, e culturas microbianas, o produto é dito ser o primeiro bife à base de plantas a usar ingredientes totalmente naturais e sem aditivos, mantendo uma textura suculenta e macia. A alternativa de bife é rica em proteínas, fibras e micronutrientes como B12 e ferro, com baixos níveis de gordura saturada.

Além disso, diz-se que o bife plant-based gera 97% menos emissões de CO2e por peso do produto em comparação com o bife animal e requer 81% menos água doce. O uso da fermentação melhora o sabor do produto, além de melhorar propriedades como a maciez.

Plataforma de músculo inteiro

A plataforma de músculo inteiro da Planted usa um processo de fermentação proprietário para produzir proteínas de rótulo limpo comparáveis a um lombo inteiro. Os produtos resultantes são versáteis e podem ser incorporados ao processamento de carne existente. Após o desenvolvimento do bife, a empresa planeja usar a plataforma para criar mais conceitos de produtos.

A Planted conseguiu desenvolver a plataforma depois de receber 2 milhões de francos suíços como parte do Programa de Aceleração Suíço, operado pela Agência de Inovação Suíça Innosuisse.

“Nosso planted.steak é projetado para satisfazer até os paladares mais exigentes. É uma verdadeira mudança de jogo, não apenas para nós, mas também para toda a categoria”, disse Pascal Bieri, co-fundador da Planted. “No processo de pesquisa e desenvolvimento, trabalhamos com mais de 50 profissionais de gastronomia para alcançar um bife que é literalmente irreal, em sabor, textura, aplicação e experiência geral de consumo.”

“Avançado e disruptivo”

Simultaneamente, a Planted anunciou uma expansão de sua capacidade de produção com a abertura de uma instalação de fermentação de ponta em Kemptthal, Suíça. Isso criou 30 empregos técnicos e operacionais.

A notícia vem apenas dois meses depois que a Planted entrou na categoria de charcutaria com uma alternativa de rótulo limpo para os frios Lyoner Wurst. A empresa também continua a se expandir internacionalmente, lançando três produtos na maior cadeia de supermercados do Reino Unido, Tesco, em outubro, e relatando em dezembro que lançaria para serviços de alimentação nos Emirados Árabes Unidos.

“Este investimento em nossa expansão decorre de uma decisão estratégica de aprimorar nossa pegada de biotecnologia em Kemptthal – desde laboratórios até produção”, disse Lukas Böni, co-fundador e membro do Conselho Executivo da Planted. “Nosso objetivo é introduzir produtos inovadores de nossa plataforma de fermentação no mercado rapidamente, especialmente nosso planted.steak, que utiliza a tecnologia de fermentação mais avançada e disruptiva hoje em termos de escalabilidade, sabor e qualidade do produto. O novo site de produção adicional permite à Planted um retorno muito rápido da fase piloto para a produção industrial, reduzindo significativamente a lacuna de tempo até o lançamento no mercado.”

A Planted planeja lançar o novo bife através de canais DTC e varejistas na Europa ao longo de 2024.

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