A Viva Embalagens, uma empresa com sede em Blumenau, com uma experiência de mais de duas décadas no mercado, está atualmente dedicada à fabricação de sacolas, envelopes para e-commerce e sacos industriais que são totalmente compostáveis, graças à utilização do plástico compostável.

A produção, o consumo e o descarte do plástico convencional têm uma variedade de impactos socioambientais, que resultam principalmente da poluição originada por emissões de substâncias tóxicas no meio ambiente. Além disso, esses impactos incluem o consumo significativo de energia na fabricação e distribuição do plástico, bem como a contaminação do solo devido a resíduos, entre outros fatores preocupantes.

De acordo com Guilherme Tancon, diretor comercial da empresa, ao site Economia SC, o elemento-chave na produção dos bioplásticos é o PLA (polímero de ácido láctico), que tem como principal fonte de matéria-prima vegetal como milho, mandioca, batata e beterraba. Isso significa que podemos dizer que “esse plástico tem origem vegetal”.

Plástico compostável

“A vantagem do bioplástico, de acordo com as certificações BPI dos Estados Unidos e a TÜV da Áustria, é se decompor em até 180 dias. Ou seja, os produtos são plantas do começo ao fim do ciclo e, por fim, tornam-se adubo, sem gerar microplásticos e auxiliando na redução do volume de resíduos acumulados em aterros e depositados na natureza”, explica Guilherme.

A matéria-prima biodegradável e compostável é o resultado de pesquisa avançada realizados pela Earth Renewable Technologies (ERT), pioneira no Brasil na produção de biopolímeros compostáveis.

Esta resina é elaborada a partir de fontes como cana-de-açúcar, amido e outros materiais compostáveis. Além disso, possui certificações do BPI USA e da TUV Áustria, principal órgão de certificação internacional, atendendo às normas europeias da EN 13432 para compostabilidade.

Desenvolvimento

A empresa dedicou mais de R$ 5 milhões em pesquisas e equipamentos para incorporar soluções sustentáveis, consolidando-se como líder na economia circular. De acordo com ele, a empresa está plenamente preparada para atender às crescentes demandas que são recebidas.

“Estamos participando de diversas empresas que compartilham nossa visão de sustentabilidade e buscam desenvolver produtos como sacolas para o varejo, envelopes de segurança para o setor de e-commerce, bem como sacos de camisaria para empresas da indústria da moda, entre outros”, acrescenta.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Pesca desenfreada: o impacto na vida marinha

Pesquisa revela apoio dos brasileiros às refeições à base de plantas

Startups brasileiras sustentáveis concorrem a vaga em premiação global de inovação

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Viva Embalagens

Por Ana Cristina Gomes em 27 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores