A Oshi anunciou uma nova parceria com a Neat, uma cadeia de hambúrgueres veganos apoiada por celebridades como Lewis Hamilton e Leonardo DiCaprio. Essa colaboração levará o salmão da Oshi ao recém reformulado cardápio da Neat em Nova York, onde será incluído em tacos de peixe vegano, tigelas de arroz e saladas Caesar com abacate.

Anteriormente conhecida como Plantish, a Oshi é reconhecida por seu produto principal, um filé de salmão plant-based, composto por micoproteína, algas e óleos vegetais, que imitam a textura e a gordura presentes no salmão tradicional.

A empresa anunciou a inclusão de seus produtos no cardápio da Neat por meio das redes sociais, afirmando: “É fantástico ver nossos produtos sendo oferecidos em cada vez mais restaurantes em Nova York, tornando as opções de alimentação sustentável acessíveis a todos. Mal podemos esperar para que você experimente nosso salmão e descubra esses sabores incríveis.”

Mudança para a Califórnia

Para atender melhor ao mercado dos EUA, a Oshi transferiu sua produção de Israel para a Califórnia. A equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa permanecerá em Israel, enquanto a mudança da produção foi concluída em julho de 2024. Essa realocação foi motivada por diferenças regulatórias entre Israel e os Estados Unidos, especialmente em relação à aceitação do micélio pelas autoridades de saúde.

O cofundador da Oshi, Ofek Ron, explicou ao Food Business News: “Infelizmente, em Israel, o micélio não é aceito pelas principais autoridades de saúde, enquanto nos EUA, ele é aprovado pela FDA. Essa diferença regulatória significava que nossos produtos não podiam ser vendidos em Israel, deixando-nos sem grandes motivos para permanecer no país, a menos que focássemos apenas em desenvolvimento e ajustes regulatórios, o que exigiria tempo e esforço consideráveis.”

A Oshi também garantiu acordos de distribuição com a WebstaurantStore e outros distribuidores no Noroeste do Pacífico e na Costa Leste, permitindo que seus produtos cheguem a restaurantes em vários estados, como Wisconsin, Oregon, Nova York, Washington, Pensilvânia e Maine.

Planos de expansão futura

O salmão plant-based está atualmente em fase de testes de mercado em restaurantes selecionados nos EUA, e a empresa planeja lançar um produto para varejo em parceria com a Earth Fare e a Besties. O filé de salmão foi apresentado pela primeira vez em Nova York, no restaurante Coletta, no ano passado, e a empresa exibiu a versão mais recente no National Restaurant Association (NRA) Show, em Chicago, no início deste ano.

Até 2026, a Oshi planeja ampliar sua presença no varejo dos EUA e iniciar uma fase de testes na União Europeia, em colaboração com a Co-op, com uma expansão adicional prevista para 2027.

No futuro, a Oshi pretende aumentar sua produção para oferecer seus filés de salmão a um preço mais acessível e expandir sua presença no mercado. “Nos vemos daqui a cinco a dez anos como um produto popular em todos os supermercados ou restaurantes”, acrescentou Ron.

Confira a matéria publicada na vegconomist.

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