A multinacional de alimentos francesa Danone converteu sua fábrica de iogurte lácteo em Villecomtal-sur-Arros para a produção de leite de aveia.

A empresa anunciou a intenção de realizar a conversão em 2021, à medida que o mercado francês de produtos plant-based continuava a crescer. Os empregos na fábrica serão mantidos após a transição, que exigiu dois anos de trabalho e um investimento de €43 milhões.

A instalação produzirá principalmente leite de aveia para a marca plant-based da Danone, a Alpro, que a empresa adquiriu em 2017. Inicialmente, serão produzidos cerca de 100.000 litros por dia, mas esse número pode eventualmente chegar a 300.000. Cerca de 90% disso será exportado, principalmente para outros países europeus.

A Danone agora possui quatro instalações de leite plant-based na Europa – as outras estão em Issenheim (França), Lunnarp (Suécia) e Wevelgem (Bélgica). Inicialmente, os grãos de aveia usados pela instalação de Villecomtal-sur-Arros virão da Espanha e da Alemanha. No entanto, espera-se que a aveia cultivada localmente possa ser usada eventualmente. A nova instalação foi inaugurada em 12 de fevereiro, na presença de autoridades, incluindo o prefeito de Villecomtal-sur-Arros.

Metas de transição climática

A Danone busca expandir seus negócios plant-based como parte de seus objetivos de sustentabilidade. O plano de transição climática da empresa descreve o crescente interesse do consumidor em alimentos plant-based como um risco e uma oportunidade para a Danone, e afirma que a empresa está investindo significativamente em ingredientes plant-based.

Recentemente, a Danone estabeleceu um limite de preço de €2 para os leites de amêndoa e aveia Alpro na Bélgica, reduzindo os preços entre 20% e 40%. A empresa afirmou que pretende incentivar consumidores que atualmente não compram leites plant-based a experimentar os produtos.

Nos Estados Unidos, a Danone continua a lançar novos produtos plant-based, como cremes e iogurtes, sob suas marcas Silk e So Delicious. A empresa também mostrou interesse em laticínios sem animais, investindo na empresa de biotecnologia Imagindairy – que utiliza fermentação de precisão para produzir proteínas lácteas sem o uso de animais – no ano passado.

“Nossa marca Alpro está comprometida com a diversidade alimentar e estamos trabalhando duro para atender à demanda”, disse Benjamin Chevallier, gerente de país de produtos plant-based da Danone na França. “No futuro, pretendemos aumentar a conscientização entre a população francesa. Estaremos intensificando a produção de nossas linhas à base de aveia, ricas em proteínas vegetais, e nossos formatos para consumo rápido.”

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