A Alpha Foods, uma marca plant-based sediada na Califórnia e conhecida por seus burritos, wraps, tamales e nuggets congelados, lançou as tiras Homestyle Chik’n plant-based no ano passado para atender a consumidores que vão desde veganos até flexitarianos e amantes de carne.

A empresa, agora parte da The LIVEKINDLY Collective, afirma que suas tiras de frango plant-based desfiadas têm sabor e cozimento semelhantes aos do frango, descrevendo-as como as tiras de frango plant-based “mais semelhantes à carne”.

Para atender às demandas dos consumidores por um produto plant-based que proporcione uma experiência de consumo semelhante à carne, a empresa utiliza a tecnologia de Extrusão de Alta Umidade (HME), mas emprega uma abordagem de processamento única.

A Alpha Foods explica que seu método HME mistura e cozinha soja e trigo em um extrusor a temperaturas específicas. Por meio desse processo, as proteínas vegetais derretem e se dobram em filamentos que se assemelham às fibras responsáveis pela textura, suculência e sensação na boca encontradas em produtos de frango. Ao mesmo tempo, utiliza extrusão de alta pressão e alta temperatura para controlar a umidade e garantir uma textura suculenta e macia.

Alto teor de proteínas e menos ingredientes

Além disso, a Alpha Foods afirma que, além de proporcionar um sabor e textura superiores, seus produtos HME contêm menos ingredientes e oferecem um teor de proteínas mais elevado, 18 gramas por porção (o dobro dos concorrentes), e níveis mais baixos de sódio, visando consumidores conscientes da saúde.

Além disso, a abordagem HME da empresa proporciona versatilidade na modelagem, permitindo cortar o frango em várias formas e tamanhos, como tiras e quadrados.

Embora apenas as tiras de frango plant-based usem atualmente a tecnologia HME, a Alpha Foods anunciou planos de implementar esse método de produção para seus produtos principais nos próximos meses, aprimorando a experiência alimentar de seus consumidores.

A Alpha Foods desfruta de uma forte presença de marca nos EUA. Seus produtos estão disponíveis em 11.000 pontos de venda, incluindo Costco, Kroger, Whole Foods, Safeway, H-E-B, Albertson’s, Sprouts, Sam’s Club e outras lojas em todo o país. Além disso, os produtos da Alpha Foods são servidos através de vários canais de serviços de alimentos, incluindo militares, faculdades e universidades.

HME impulsiona a inovação

De acordo com o negócio Nourish da IFF, a tecnologia HME atualmente representa cerca de 20% dos produtos globais de carne plant-based e espera-se que cresça em dois dígitos até 2030, à medida que mais produtores em todo o mundo adotam esse processo.

Embora várias tecnologias estejam disponíveis para produzir proteínas vegetais estruturadas, a HME permite que os fabricantes de alimentos plant-based modifiquem facilmente diferentes parâmetros de acordo com o design de seus produtos. Essa flexibilidade permite inovações em carnes plant-based, como as tiras de frango plant-based da Alpha Foods.

No entanto, a Alpha Foods ainda está entre as poucas marcas que a utilizam para fazer frango plant-based. No mês passado, a IFF anunciou novos sistemas de tecnologia de extrusão de alta umidade (fabricados pelo líder global Coperion) para apoiar os fabricantes na criação de cortes integrais fibrosos plant-based e expandir o uso da tecnologia.

O fundador e CEO da Alpha Foods, Cole Orobetz, compartilhou em uma entrevista com a vegconomist: “A integração da HME impulsiona a inovação, permitindo-nos criar opções plant-based ainda mais desejáveis e nutritivas em diferentes formatos e sabores. Ao aproveitar a HME, nosso objetivo é oferecer aos consumidores mais opções plant-based com sabor e textura elevados e nutrição intransigente, assim como suas contrapartes animais.”

Leia também:

KFC poderá abrir uma filial vegetariana em cidade sagrada na Índia

New Wave Foods fecha em meio a problemas financeiros

Natural Fiber Welding lança solas de borracha plant-based

Por Vitor Di Renzo em 13 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores