Nomeado Farmcy Burguer, “o burguer de plantas que não é fake” é o primeiro hambúrguer vegano sem ultraprocessados brasileiro.

A Urban Farmcy, que iniciou como um restaurante em Porto Alegre (RS), trouxe uma novidade ao mercado vegano: um hambúrguer desenvolvido com carne de plantas, sem ultraprocessados, glúten, sintéticos ou aromatizantes. O Farmcy Burguer, é feito artesanalmente e oferece 14 gramas de proteína por unidade.

O diferencial da empresa é trazer o conceito de hiperlocalismo, que é realizar a produção de alimentos o mais próximo possível do consumidor, alinhado aos cinco valores que a marca promove que são:

  1. Compromisso com o planeta, nos processos e embalagens,
  2. Agricultura orgânica e familiar,
  3. Alimentos limpos – sem agrotóxicos,
  4. Cozinha totalmente a base de plantas e
  5. Livre de ultraprocessados.
Tobias Chanan – sócio-fundador da Urban Farmcy (Divulgação).

Do cultivo ao consumo

Com a frase “nosso propósito é tornar o alimento do futuro possível”, Tobias Chanan, sócio-fundador da Urban Farmcy, conta no vídeo de apresentação da empresa no Youtube, que em janeiro de 2015, começou a jornada da empresa. Com pesquisas e estudos de técnicas de preparo ao redor da Europa e dos Estados Unidos, observou o potencial que a produção de alimento dentro da cidade proporciona na vida das pessoas e encontrou uma oportunidade de negócio no nicho plant based.

Esse modelo tem crescido bastante ultimamente e desenvolve produtos de origem totalmente vegetal, sem carne de animais. Mais do que oferecer um produto plant based, a empresa destaca seu compromisso em levar sabor para a culinária de alto valor nutricional e levar nutrição para a culinária artística.

O empreendimento atua em cinco frentes: restaurante (alimentação segura e responsável), agricultura urbana (técnicas e produção de alimento dentro das cidades), feiras orgânicas (acesso ao alimento direto do produtor), desenvolvimento de produtos à base de plantas, plataforma para expansão de consciência e educação sobre a comida, tornado acessível a informação sobre o impacto do consumo dos alimentos.

Farmcy Burguer

Junto do slogan “o burguer de plantas que não é fake”, a empresa apresenta um hambúrguer vegano, com sabores já conhecidos pelos consumidores, como por exemplo a proteína da ervilha, arroz vermelho, aveia, óleo de coco, cebola, beterraba, castanha-de-caju, tomilho fresco, páprica defumada entre outros ingredientes que alinhados a tecnologia e inteligência do negócio, aguçam o apetite de qualquer pessoa. 

Em busca de desenvolver uma produção mais adequada, a Urban Farmcy, investiu em um Centro de Produção e Desenvolvimento Tecnológico, em Porto Alegre. Com propósito de fabricar os alimentos em pequenos lotes, com máquinas específicas para garantir o máximo de totalidade na textura e qualidade artesanais, assim como equipamentos que tenham o mínimo possível de oxidação durante o seu processamento. 

O produto lançado em outubro de 2020, pode ser comprado pelo site ou, por enquanto, nos supermercados Zaffari em Porto Alegre. A expectativa da empresa é levar o hambúrguer vegano para mais de três mil pontos de venda do país nos próximos dois anos.

Com foco em produzir em larga escala e para varejo, mas sem dispensar os aspectos de sustentabilidade e bem-estar, a empresa gaúcha deve lançar em breve outros dez produtos que incluem versões vegetais de bolinho de carne de caranguejo, almôndegas, nuggets e maionese.

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