A Oatside, empresa de leite de aveia, levantou US$ 65,6 milhões em sua Série A, conforme apontou o Vegconomist.

O investimento no negócio cingapuriano foi co-liderado pela Temasek Holdings e a GGV Capital, com participações da Arabica International, Wee Teng Wen e Proterra Investment Partners Asia. O valor da nova rodada será empregado na produção e na escala da empresa. 

Oatside: conheça um pouco mais sobre a marca

A marca foi fundada por Benedict Lim, antigo diretor financeiro da Heinz Indonésia e Papua-Nova Guiné, que começou a testar receitas de leite de aveia em sua casa durante a pandemia do coronavírus em 2020. 

Atualmente, possui três tipos de produtos em seu portfólio, como o barista Blend (voltado para o café e chá), chocolate e chocolate avelã, com embalagens de papelão reciclável que são certificadas pela Forest Stewardship Council (FSC), organização que promove o manejo responsável das florestas. Sua produção é feita em Bandung, cidade da Indonésia.

Com ingredientes clean label, o fundador ressaltou que o objetivo da empresa era desenvolver leite de aveia que pudesse superar as percepções do sabor que costuma ser uma barreira para as pessoas consumirem leites considerados mais sustentáveis. 

Uma curiosidade é que a aveia utilizada é a australiana, com a empresa informando que essa variedade é mais cremosa e possui notas de nozes em comparação com o produto europeu. No momento, a marca já comercializa o produto em Cingapura, Indonésia (Jacarta, Bali, Surabaya, Yogyakarta, entre outras cidades do país), Malásia (Kuala Lumpur), Coreia do Sul (Seul), Taiwan, Tailândia e Filipinas. 

No começo do ano, a empresa tinha feito uma rodada pré-Série A, onde conquistou 22 milhões de dólares cingapurianos. A Proterra Investment Partners Asia também participou do investimento: “[…] O leite à base de plantas é o futuro sustentável do leite e acreditamos que o Oatside será o principal impulsionador da categoria na Ásia com seu melhor sabor”, mencionou Tai Lin, sócio-gerente da Proterra Asia, em um comunicado na época da pré-Série A. 

Ele também afirmou que acreditam que o leite plant-based é um setor de alto crescimento na Ásia, com a oferta da empresa se enquadrando na abordagem de investimento e nas tendências alimentares da região. 

O mercado de leite de aveia e as bebidas plant-based

Quer saber mais sobre o mercado global desse produto? Conforme o Grand View Research, empresa de consultoria de negócios, o setor de leite de aveia deverá atingir US$ 6,45 bilhões até 2028, crescendo a um CAGR de 14,2% durante o período (2020 – 2028). Para ter uma ideia, esse mercado foi avaliado em US$ 2,23 bilhões em 2020. 

Segundo mencionou o comunicado, alguns dos motivos para esse crescimento são: o maior interesse pela nutrição plant-based, aumento de alergias relacionadas ao leite, crescimento da população urbana, maior renda da população, maiores casos de diabete, doenças cardiovasculares, deficiência de vitaminas e também obesidade, bem como preocupações com a segurança alimentar.

Pensando nas bebidas plant-based de forma geral, o Brasil também demonstra uma expansão nesse segmento. Segundo a Tetra Pak as vendas de bebidas vegetais mais que dobraram no país entre 2018 e 2021, com o mercado devendo passar de R$ 435 milhões para o valor de R$ 1 bilhão até 2025, considerando as bebidas de grãos, castanhas, sementes e arroz.

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*Imagem de capa: Divulgação Oatside

Por Amanda Stucchi em 15 de agosto
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