A Nestlé retirou do mercado sua alternativa de leite à base de ervilha, Wunda. A empresa multinacional suíça confirmou à publicação holandesa Food+Agri que o Wunda não está mais disponível nos Países Baixos, e o produto também desapareceu dos sites internacionais. Além disso, o site dedicado da marca foi retirado do ar.

O Wunda foi lançado em 2021 e foi uma das primeiras alternativas de leite feitas a partir de ervilhas amarelas. Embora o produto tenha tido sucesso inicialmente, houve sugestões de que a Nestlé pode ter entrado tarde no mercado. Também pode ser sugerido que alguns consumidores evitaram a marca devido a preocupações com as controvérsias éticas da Nestlé em favor de outras marcas.

No ano passado, a Nestlé retirou o Wunda do mercado do Reino Unido, juntamente com sua marca de carne vegetal Garden Gourmet. A marca teve dificuldades para competir com concorrentes como Alpro e Oatly, enfrentando custos de produção crescentes e um mercado competitivo. No entanto, a Nestlé disse que não sairia completamente do mercado de produtos plant-based e ofereceria opções vegetais sob algumas de suas marcas mais estabelecidas, como a Mindful Chef.

“Acreditamos que é o momento certo para concentrar nossos investimentos e recursos em nosso forte portfólio principal, em vez dos investimentos significativos necessários em novas marcas”, disse a empresa na época.

Alternativa de leite rica em proteínas

Junto com a soja, o leite de ervilha é um dos únicos leites plant-based com um teor de proteína comparável ao do leite tradicional, e é considerado uma das alternativas de leite mais saudáveis devido à sua densidade de nutrientes.

Embora o Wunda tenha sido descontinuado, ainda existem várias marcas de leite de ervilha disponíveis em toda a Europa. Estas incluem a MIGHTY do Reino Unido e a Sproud da Suécia, sendo que esta última está agora disponível em 30 países em todo o mundo. A vly da Alemanha e a Tiptoh da Bélgica também oferecem alternativas de leite à base de ervilha.

“Nosso produto tem 50% mais proteína do que qualquer outro leite, incluindo o leite de vaca”, disse a vly ao vegconomist. “Estudos mostram o quão vantajoso é adicionar uma fonte de proteína vegetal de alta qualidade, como a proteína de ervilha, para aliviar picos de açúcar no sangue que causam queda de energia.”

Leia também:

Empresas do Reino Unido recebem quase £500.000 para projeto de carne cultivada

Protein Industries Canada investe US$ 19,2 mi em projeto plant-based

Catalunha investe € 12 milhões em centro de acesso aberto para proteínas alternativas

Por Vitor Di Renzo em 1 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores