O MycoWorks, empresa de biomateriais, anunciou que abrirá a primeira fábrica de produção de micélio em escala comercial do mundo destinada à produção de couro vegano de luxo.

Localizada na Carolina do Sul, a instalação possui 12.634 m² e empregará mais de 350 pessoas. O local usará a tecnologia patenteada MycoWorks Fine Mycelium para produzir cogumelo Reishi, uma alternativa de couro de luxo com resistência, durabilidade e toque, melhor que o couro de origem animal e com menor impacto ambiental.

De acordo com Kiersten Stead, sócia da DCVC Bio e membro do conselho da MycoWorks: “A plataforma Fine Mycelium representa um avanço sem precedentes em materiais. Com a abertura da primeira fábrica em escala comercial, a MycoWorks está pronta para atender ao desejo da indústria de luxo de criar objetos com alternativas naturais ao couro”.

Couro vegano de luxo

Desde a introdução do cogumelo Reishi, a empresa está fechando parceria com diversas marcas, incluindo Nick Fouquet, Hermès, Ligne Roset, assim como GM. Contudo, a empresa enfrentou o grande desafio de escalar o produto comercialmente.

Os fundadores, Philip Ross e Sophia Wang, conseguiram levantar US$125 milhões para dar os primeiros passos empolgantes para substituir peles de animais usando biotecnologia.

“Houve duas barreiras na busca de décadas por uma alternativa luxuosa ao couro: qualidade do produto e fabricação em escala. Em setembro de 2023 estamos respondendo à questão da escala com esta instalação na Carolina do Sul”, diz Matt Scullin, CEO da MycoWorks.

De acordo com a MycoWorks, o cogumelo Reishi possui características que atendem aos padrões de luxo para desempenho de material. A tecnologia Fine Mycelium, faz com que o micélio cresça de acordo com especificações como toque, textura, resistência e funcionalidade. Dessa forma, se destacando como alternativa para produtos que dependem de filmes, enchimentos ou revestimentos de poliuretano (PU) ou cloreto de polivinila (PVC) para fornecer resistência.

Além disso, a MycoWorks anunciou que possui planos para sediar uma cerimônia de inauguração em outubro deste ano, onde os participantes terão a oportunidade de presenciar a tecnologia e conhecer as diversas aplicações do cogumelo Reishi.

“Este é o momento pelo qual a indústria de luxo tem esperado! Uma alternativa ao couro livre de plástico que oferece beleza e desempenho incontestáveis — em escala”, comenta Patrick Thomas, ex-CEO da Hermès e membro da MycoWorks.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

BioPuff: material à base de plantas revoluciona jaqueta puffer

Você sabia que nem todo vinho é vegano? Saiba como identificar!

Sadia Veg&Tal amplia portfólio de alimentos plant-based

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação MycoWorks

Por Ana Cristina Gomes em 8 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores